Vai de férias? Desligue tudo para poder poupar

Planear as férias implica fazer uma estimativa dos gastos que terá com a viagem, com o alojamento e com a alimentação. É comum pensar que por não estar em casa, durante o período de férias, não existirá qualquer consumo de energia. No entanto, existem muitos equipamentos que poderão estar a gastar recursos energéticos mesmo sem os estar a usar. Isto representa uma despesa desnecessária e o dinheiro gasto poderia, por exemplo, ser usado durante as suas férias.

Publicado por Finanças | 0
Vai de férias? Desligue tudo para poder poupar

Não seria bom poder poupar alguns euros em casa e usufruir desse dinheiro nas suas férias?

Para que não tenha de se preocupar com gastos desnecessários durante as suas férias, confira as seguintes dicas:

Escolha eletrodomésticos eficientes

Esta sugestão permite não só economizar enquanto vai de férias, como também poupar nos recursos energéticos durante o resto do ano.

Ao comprar um novo eletrodoméstico preste atenção à sua eficiência energética, assim poderá saber a que classe o respetivo eletrodoméstico pertence. As classes variam de G a A, do pior ao melhor desempenho, respetivamente. Quanto melhor a classificação, menor o consumo de energia e a despesa com a eletricidade.

Apesar de os eletrodomésticos com melhor desempenho pressuporem um maior investimento inicial, normalmente, compensam a longo prazo.

Desligue os equipamentos eletrónicos

Praticamente todos os equipamentos eletrónicos possuem o modo stand-by, cuja função é manter o equipamento parcialmente ligado e pronto para funcionar novamente. Apesar de parecerem desligados, estes equipamentos continuam a gastar energia desnecessária. Por isso, quando vai de férias, é importante certificar-se de que desligou corretamente todos os equipamentos. Uma solução pode ser ligar os equipamentos eletrónicos a uma tomada múltipla com um interruptor, podendo assim desligar todos os equipamentos de uma só vez.

Frigoríficos e arcas congeladoras

Se não precisar de guardar nenhum alimento no frigorífico ou na arca congeladora, opte por desligar estes eletrodomésticos poupando, assim, energia. Na eventualidade de necessitar de os manter ligados, procure mantê-los programados para funcionarem no nível mínimo de refrigeração, de forma a gastarem menos energia do que o normal.

Feche a água e o gás

Feche o fornecimento de água e gás prevenindo, assim, qualquer fuga que possa representar um gasto adicional enquanto estiver de férias.

Não deixe luzes de presença

Por vezes, é comum deixar ligada uma luz de uma determinada divisão para simular a presença de pessoas em casa. Apesar de ser uma medida de segurança bastante utilizada, não é a melhor opção se pretender poupar nos gastos com a eletricidade.

Poupar energia é fundamental não só para reduzir os seus custos, mas também para contribuir para a manutenção de um meio ambiente sustentável.

Siga estas sugestões e vá de férias sem se preocupar com as faturas da energia.

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0