11 tipos de clientes que precisa de conhecer

As pessoas não são todas iguais. Pensam de modo diferente, valorizam coisas diferentes e têm diversas maneiras de reagir. Se é importante saber lidar com os diversos tipos de pessoas nas situações do dia-a-dia, nos negócios essa capacidade torna-se ainda mais importante. É fundamental saber identificar rapidamente o tipo de cliente, uma vez que só assim é possível adotar a atitude correta e evitar riscos.

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11 tipos clientes

1 - O sonhador

Está de tal maneira envolvido que já idealizou tudo. É preciso trazê-lo à terra e explicar-lhe que apesar de o ideal ser aquilo que pretende, o que há para lhe oferecer tem várias vantagens. 

2 - O perito

Este é o tipo de cliente que julga saber tudo. Não admite que alguém lhe dê lições. Para evitar situações de stress e de conflito, o melhor é ouvir, fazer as perguntas certas e não se deixar intimidar. 

3 - O perfecionista

Escrutinar o trabalho alheio até ao detalhe é a especialidade deste tipo de cliente. O importante é não perder a paciência, valorizar os comentários e mostrar como tudo está assegurado.

4 - O controlador

Não o move a vontade de querer ter tudo perfeito, mas a certeza que nada lhe escapa. Pode-se partilhar alguma informação, mas é importante garantir que só se dá acesso ao que é realmente necessário.

5 - O regateador

O preço é a preocupação primordial deste cliente. O melhor é agradecer os contributos e o esforço, mas mostrar sempre profissionalismo, destacando o valor daquilo que se oferece.

6 - O indeciso

O indeciso num momento quer uma coisa e, pouco depois, outra completamente diferente. É bom ter comprovativos por escrito e conduzir o diálogo no sentido da tomada de decisões.

7 - O apressado

A motivação deste tipo de cliente é resolver os assuntos o mais rapidamente possível. É fundamental captar a sua atenção rapidamente. Dar exemplos concretos é uma boa estratégia.

8 - O dissimulado

Parece estar a aceitar tudo e não coloca objeções, mas sabe desde o início aquilo que quer. Só se revela mais tarde e o melhor é colocar logo as questões que definam o seu posicionamento.

9 - O exemplar

O cliente perfeito. Está informado, sabe o que quer, mas tem flexibilidade para aceitar outras opiniões. É simpático e paga a horas. A preocupação deve ser apenas a de mantê-lo satisfeito.

10 - O simpático

Está satisfeito, é simpático, educado e gosta de conversar. Mas quando há demasiada proximidade pode extravasar os limites. Sendo simpático, é bom procurar manter alguma distância.

11. O impaciente

Tudo é urgente e fica furioso quando não tem o que quer, mesmo que esteja dentro dos prazos. Nestes casos, é importante dar explicações detalhadas e transmitir segurança. 

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