Que tipos de cartões de crédito existem no mercado?

Para requerer um cartão de crédito em Portugal tem de ter mais de 18 anos, ser cidadão português ou residente em Portugal, ter um vencimento adequado e um vínculo de efetividade com a entidade patronal. O limite de crédito do cartão é definido pela entidade credora e com base no saldo da sua conta.

Publicado por Finanças | 0
tipo-cartoes-credito

O cartão certo para cada cliente

A oferta de cartões de crédito em Portugal é variada. Um banco tem mais do que um cartão, por isso deve esclarecer-se sobre as características e custos de cada um deles antes de optar por aquele que melhor se adequa ao seu perfil. Pode consultar todas as informações sobre o cartão na ficha de informação normalizada (FIN).

O cartão de crédito apresenta-se como uma linha de crédito sempre disponível, por isso mesmo que não o utilize, não esqueça que há custos inerentes à sua contratualização. A taxa de juro e a anuidade (comissão anual cobrada pelo banco) variam conforme a instituição de crédito ou o tipo de cartão. Alguns cartões oferecem recompensas diretas em forma de pontos, descontos, dinheiro ou vantagens únicas, outros são feitos para melhorar o seu histórico de crédito.

Com tantas possibilidades, há vários aspetos a considerar na escolha do cartão certo, como sejam as taxas anuais, a taxa anual efetiva global (TAEG), as recompensas, as penalizações, os seguros associados, etc.

Tipos de cartões de crédito

Cartões de crédito de utilização universal

Permitem pagamentos em quaisquer lojas físicas ou online. Admitem levantamentos de dinheiro a crédito (cash advance) tanto em caixas multibanco como ao balcão das instituições de crédito. 

Cartões de créditos privativos

Unicamente possibilitam pagamentos em algumas lojas. São comercializados nessas mesmas lojas, conquanto sejam emitidos por instituições de crédito e estejam obrigados a identificar essa informação. Os cartões com programas de recompensas são criados para incentivar o consumo e criar fidelização na rede de lojas associadas.

Há vantagem em possuir um cartão deste tipo se o valor das recompensas for superior aos custos do cartão. Avalie o que mais lhe convém.

Cartões de crédito diferido

Autorizam pagamentos e levantamentos de dinheiro sem reflexo imediato no saldo da conta de depósito à ordem. Os montantes utilizados são pagos em data a acordar entre o cliente e a instituição de crédito e não incluem juros.

Em suma, os portugueses adquirem cartões de crédito por necessidades de crédito, mas também seduzidos pelas recompensas oferecidas e pela segurança das transações em compras online ou em pagamentos no estrangeiro. 

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0