O que é o seguro de crédito para empresas?

As transações comerciais a crédito apresentam riscos acrescidos para as empresas. O seguro de crédito é um instrumento de proteção a que as empresas podem recorrer para se garantirem contra o risco de incumprimento dos seus clientes. A segurança das transações salvaguarda-se no que respeita a riscos comerciais, bem como a riscos políticos e extraordinários nas trocas efetuadas. A maioria das apólices das seguradoras privilegia o princípio da globalidade, cobrindo todas as vendas de bens e/ou serviços efetuadas no mercado interno ou externo (exceto para entidades públicas ou pessoas particulares). No entanto, há soluções que recaem apenas sobre parte dos clientes.

Publicado por Finanças | 0
o que é crédito de empresas

1.ª Fase: Prevenção do risco

A seguradora faz a gestão e o acompanhamento do risco, assim como a empresa segurada faz a gestão preventiva do risco. A seguradora analisa continuamente o estado de solvência dos clientes e calculando o potencial de risco de cada um deles pelo saldo máximo da sua conta corrente, acorda um limite de crédito com a empresa segurada, atualizável à medida que as relações comerciais evoluem.

2.ª Fase: Gestão, cobrança e recuperação de créditos

Incumprimento

A seguradora assume a gestão do processo e ativa mecanismos de gestão, cobrança e recuperação de créditos. Quando um cliente entra em incumprimento, a seguradora assume a dívida na percentagem contratada e ativa mecanismos de cobrança que podem envolver contencioso judicial. Se o incumprimento continuar, a seguradora pode, através do cruzamento de dados, tomar ainda medidas para que o devedor não obtenha crédito de fornecedores alternativos e seja obrigado a saldar a sua dívida.

Agravamento de risco

Quando o cliente devedor se encontra em condição de agravamento de risco, isto é, excedeu o prazo de pagamento das faturas, a empresa deve cessar as novas vendas, até a dívida estar regularizada, sob pena de aquelas vendas ficarem excluídas da cobertura.

Prorrogação de vencimento

Se chegarem pedidos formais de prorrogação de vencimento é a companhia que, depois de análise prévia, os autoriza. Neste período, o cliente devedor pode continuar a vender para a empresa segurada, exceto se a companhia recusar formalmente. Depois das dívidas saldadas, as transações comerciais podem retomar a sua normalidade. 

Indemnização

O pagamento da indemnização só será efetuado se os prazos acordados entre a empresa e a seguradora forem respeitados, de contrário poderá ocorrer penalizações para a empresa até à oposição total do pagamento. 

 

Vantagens de contratar um seguro de crédito

Se é empresário, saiba que o seguro de crédito lhe permite recuperar o crédito segurado, acautelar a falta de liquidez da sua empresa, cobrir despesas de gestão de cobrança e ainda lhe dá o fôlego necessário para encontrar novas oportunidades de mercado. Com a atividade comercial assegurada, ganha margens negociais e facilidades no acesso ao crédito bancário, porque as taxas bancárias são calculadas a partir do risco acautelado do seu negócio e as indemnizações transferidas para a entidade bancária.

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0