Recuperação de crédito para créditos vencidos ou em mora

Já não são apenas as despesas básicas que pesam no seu orçamento familiar. Surgiram circunstâncias inesperadas e a solução que encontrou foi recorrer a um empréstimo. Fez um esforço financeiro para pagar todas as suas despesas mensais, todavia as faturas aprazadas acumularam-se e já falhou a data de pagamento do crédito. Atualmente vive a angústia diária da dívida. Revê-se nesta situação?

Publicado por Finanças | 0
recuperação crédito impagado

Crédito vencido ou em mora

Há um crédito vencido ou em mora quando o devedor não respeitou os prazos de amortização, entrando em situação de incumprimento de pagamento. Daqui para diante são graves as consequências a que o devedor se sujeita: juros de mora, processo contencioso, penhora de bens ou salário.

Recuperação de crédito

A recuperação de crédito consiste na devolução ou pagamento do crédito em dívida. Com o aumento do crédito malparado, os bancos sentiram necessidade de se socorrerem de empresas especializadas na recuperação de crédito em dívida, antes de seguirem para vias judiciais com os casos em incumprimento. Estas empresas trabalham extrajudicialmente, recorrendo a vias amigáveis, para recuperarem os montantes vencidos de créditos ao consumo ou pessoais.

Renegociação da dívida

Se está com dificuldades financeiras, apresente a sua condição ao seu banco e mostre-se disposto a renegociar a dívida. O banco fará uma análise à sua situação financeira atual e proporá uma renegociação da dívida ou uma consolidação de créditos (novo crédito que abarca todos os outros pagável numa só mensalidade).

Gabinetes de apoio especializado

A situação de sobre-endividamento das famílias portuguesas despertou a criação de várias entidades de suporte ao sobre-endividado. Mas o primeiro passo é reconhecer a urgência de apoio para impedir que a situação avance descontroladamente.

Reconheça a sua incapacidade de agir sozinho e solicite apoio. São vários os serviços ao seu dispor:

GAS

Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado, da DECO. Analisa a situação do endividado e contacta as instituições credoras para reestruturar as dívidas. Gratuito; não precisa ser sócio da DECO.

APOIARE

Associação Portuguesa para Observação, Investigação e Apoio na Reeducação em Matéria de Endividamento. Analisa a situação do endividado e contacta as instituições credoras para reestruturar as dívidas. Custos associados.

PARI

Plano de Ação para o Risco de Incumprimento. As instituições bancárias devem acompanhar contínua e sistematicamente todos os contratos de créditos que têm firmado. Se previrem risco de incumprimento, devem elaborar um plano de ação para o cliente.

PERSI

Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento. Facilita a negociação entre o devedor e o banco, de forma a evitar-se a via judicial.

Tenha sempre uma atitude preventiva e proteja a sua solvabilidade. 

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0