Quantas pessoas nos visitam todos os anos graças às nossas cidades e monumentos declarados Património Mundial (UNESCO)?

Entre 17 de outubro e 22 de novembro de 1972, a Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura reuniu-se em Paris e adotou a Convenção para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural. O património mundial inclui monumentos, conjuntos e locais de interesse que se revestem de excecional importância para os povos do mundo.

Publicado por Finanças | 0
Quantas pessoas visitam Portugal todos os anos?

Portugal aderiu a esta convenção em 1979 e conta com 15 bens na Lista do Património Mundial. Segue-se, para a sua apreciação, os sítios nacionais listados como Património Mundial mais visitados, em 2016.

1. Paisagem Cultural de Sintra: 2 625 011 Visitantes.

Nesta paisagem extraordinária com a sua serra, pode passear em parques e jardins e visitar quintas, mosteiros e castelos. Quando for à cidade, aproveite para ver o parque e o Palácio Nacional da Pena, que voltou a ser o polo mais procurado no último ano, contando com 1 326 819 de entradas.

2. Mosteiro do Jerónimos e Torre de Belém, Lisboa

O Mosteiro dos Jerónimos contou com 1 080 000 visitantes e a Torre de Belém com 685 694 visitantes. O mosteiro fica à entrada de Lisboa, perto da margens do Tejo e foi construído no século XVI. Se ainda não o fez, não se esqueça de visitar esta peça de arquitetura que é uma parte integrante da sua cultura e identidade. Ao seu lado, foi erguida a Torre de Belém, uma fortaleza construída estrategicamente para a defesa da barra de Lisboa.

3. Mosteiro da Batalha: 396 423 Visitantes

Mandado construir no século XIV pelo rei D. João I em agradecimento pela vitória na batalha de Aljubarrota, o Mosteiro da Batalha foi o monumento mais visitado fora de Lisboa. Se o visitar, pode observar vários estilos artísticos, desde o gótico manuelino ao renascentista.

4. Convento de Cristo, Tomar: 295 808 Visitantes

Fazem parte deste monumento testemunhos muito expressivos da história da arquitetura portuguesa, como o claustro de D. João III e a famosa janela manuelina da Sala do Capítulo.

5. Mosteiro de Alcobaça: 226 516 Visitantes

Inscrito na lista de Património Mundial desde 1983, trata-se do primeiro ensaio de arquitetura gótica em Portugal. Foi uma oferta de D. Afonso Henriques a Bernardo de Claraval e atualmente conserva quase na íntegra as dependências monásticas medievais e os túmulos góticos de D. Pedro e D. Inês de Castro.

Em 2016, houve 4 682 777 visitas aos monumentos, palácios e museus tutelados pela Direção Geral do Património Cultural. Um aumento de 626 803 visitantes em relação a 2015. Do total de visitantes, cerca de 70% foram cidadãos estrangeiros e cerca de 30% nacionais.

Portugal tem vindo a estabelecer-se como destino turístico de excelência, por isso se não sabia onde passar as suas férias, aqui ficam cinco sugestões que agradam ao mundo inteiro.

TAGS:

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0