Plataforma P2P para empréstimos de dinheiro

Empréstimos sem a intermediação de instituições financeiras passaram a ser uma solução para particulares e empresas que viram os bancos vedar-lhes o acesso ao crédito. É isso que acontece nas chamadas plataformas P2P ou peer to peer.

Publicado por Finanças | 13
Plataforma P2P para empréstimos de dinheiro

As plataformas P2P são uma forma simples de crédito: as pessoas emprestam dinheiro entre si sem a intermediação de uma instituição financeira. Nada de novo, portanto. Na verdade, trata-se de um conceito muito antigo, mas que agora ganha uma nova forma e uma abrangência maior com a era da Internet. Nesta nova era, a novidade é o facto de ser possível pôr em contacto quem tem dinheiro para investir e quem precisa de crédito sem que as partes se conheçam, tendo por base a informação de crédito disponibilizada por cada uma das partes.

Tudo isto é feito através de uma plataforma que facilita o processo, não só pondo em contacto um investidor que tem dinheiro disponível e uma pessoa que precisa de dinheiro, mas também facilitando toda a gestão do processo de financiamento.

Como funcionam na prática?

Basta aceder a uma destas plataformas e subscrevê-las enquanto investidor ou credor, consoante se pretende emprestar dinheiro ou pedir um crédito, respetivamente. Uma vez registadas, as pessoas ou as empresas que pretendem recorrer ao crédito, apresentam os seus pedidos de crédito e ficam a aguardar o interesse de potenciais investidores.

A atribuição dos empréstimos é feita por sistemas de leilão. Havendo várias ofertas, é o credor quem escolhe os investidores sendo depois assinado um contrato onde ficam definidas todos os termos do crédito, incluindo o juro e o prazo de pagamento.

Quem pede dinheiro emprestado deve apresentar um bom histórico de cumprimento de crédito. No caso específico das empresas é importante que não estejam em situação de incumprimento, seja perante instituições financeiras ou públicas, nem estar envolvidas em processos judiciais.  

As vantagens das plataformas P2P

O aumento da popularidade destas plataformas tem muito a ver com as vantagens que oferece tanto para quem investe como para quem precisa de dinheiro.

As plataformas P2P assumem-me como uma alternativa viável para quem precisa de dinheiro, depois de muitas pessoas e empresas verem o acesso ao crédito ser vedado no seguimento da crise financeira de 2008. Os bancos e as instituições financeiras passaram a adotar critérios mais rigorosos no que diz respeito ao crédito, tudo isto para reduzir o risco e cumprir os requisitos de capital cada vez mais exigentes dos reguladores financeiros.

- Os prazos de pagamento têm um horizonte temporal mais flexível, não sendo tão curtos como o prazo de pagamento dos cartões de crédito, nem tão longos como alguns créditos bancários.

- Para quem tem algum dinheiro para investir esta é uma alternativa de rentabilizar o dinheiro com um retorno relativamente vantajoso quando comparado com o rendimento obtido em aplicações financeiras, sobretudo numa altura de taxas de juro muito baixas.

- Neste tipo de empréstimos, há um rosto e uma pessoa facilmente identificável e não uma instituição financeira com todo o seu peso institucional.

- Por regra, este tipo de plataformas não exige garantias para disponibilizar um crédito, à semelhança do que acontece nos bancos.

- Os investidores podem investir tendo em conta o seu perfil de maior ou menor risco, uma vez que é atribuído um rating aos empréstimos.

- Para um investidor, esta é uma forma de poder diversificar a sua carteira de investimento, seguindo a regra de que não se deve meter todos os ovos no mesmo cesto.

TAGS:

COMENTÁRIOS

  • 13

    09/11/2018 01:40 HORAS

    Preciso de um empréstimo para ampliar o meu negócio 967410703

  • 12

    07/11/2018 11:10 HORAS

    Bom dia preciso urgente credito de 10.000€ contato 965502171

  • 11

    07/11/2018 11:08 HORAS

    Bom dia preciso urgente credito de 10.000€ contato 965502171

20185
22701
5
0