Férias de verão: planear para poupar

Seja dentro ou fora de portas, é fundamental que tire alguns dias para relaxar, esquecer as preocupações do dia-a-dia e recarregar energias. Ir de férias não significa que tenha de gastar muito dinheiro. A chave para o sucesso assenta num bom planeamento feito com antecedência.

Publicado por Finanças | 0
Férias de verão: planear para poupar

Eis algumas dicas que o podem ajudar a preparar umas férias económicas:

Definir o orçamento

O primeiro e mais importante passo é definir o orçamento que tem disponível para férias. Defina exatamente o que pretende gastar e toda a sua pesquisa e planeamento deverá ter por base este valor. Tendo previstas as principais despesas como viagem, alojamento, alimentação e atividades de lazer, é importante que defina também um valor para gastos imprevistos que possam surgir.

Escolha do destino

A escolha do destino deve ser muito bem pensada tendo em conta o orçamento que definiu. Viajar para fora do país, por exemplo, pode significar um acréscimo nos gastos e assim poderá ser preferível escolher um destino dentro de portas. No entanto, se pretende mesmo viajar para determinado destino, pode ter em consideração a altura em que irá desfrutar das férias pois, por vezes, viajar numa altura diferente do ano, considerada época baixa, pode representar uma poupança de gastos considerável.

Alojamento

O alojamento representará grande parte do seu orçamento, por essa razão pesquise e compare com bastante antecedência as diversas opções disponíveis no destino de férias escolhido. Deste modo, evitará a confusão da sobrelotação das unidades hoteleiras e poderá selecionar as datas mais convenientes para si. No caso de viajar em grupo, arrendar um casa e dividir despesas poderá ser uma solução mais barata.

Alimentação

Para poupar na alimentação pode optar por cozinhar a maioria das suas refeições. Se pensar atempadamente nas refeições, escolhendo ementas simples, isto pode significar uma poupança no orçamento das férias. Mas reserve alguns momentos para desfrutar de uma ida ao restaurante, afinal está de férias!

Transporte

Se pretende viajar para fora do país a opção por uma companhia aérea low cost pode significar uma grande poupança, dado que estas apresentam sempre preços mais em conta, se marcar atempadamente o seu voo. Viajar durante a semana é sempre mais barato que durante o fim de semana, equacione esta possibilidade.

No caso de escolher um destino no país, convém planear o trajeto a fazer, considerando os custos que terá em portagens ou combustível. Portugal está na moda, descubra-o!

Por que não começar já a organizar as férias que pretende? Não necessita de fazer um grande investimento, basta planear o que pretende com a devida antecedência e poderá desfrutar do destino que deseja. Se o seu destino de sonho é caro, mas é um objetivo importante na sua vida, comece a poupar regularmente para o atingir.

Boas férias!

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0