9 perguntas sobre acidentes no trabalho

Enquanto trabalhador, poderá ter algumas questões quanto aos acidentes no trabalho. Atente nas nove perguntas que se seguem.

Publicado por Finanças | 0
Acidentes no trabalho

1. O que é o risco profissional?

O risco profissional é todo o acontecimento ou situação que pode ter como consequência acidentes ou a doenças profissionais. O facto de existir risco profissional não significa que os acidentes ou doenças profissionais sejam inevitáveis. O risco é apenas uma probabilidade e, como tal, pode ser reduzido ou eliminado por ação das medidas de prevenção e proteção. Assim, o risco profissional define-se como a probabilidade que existe de um trabalhador sofrer um dano causado pela sua profissão.

2. O que é um risco grave e iminente?

O risco grave e iminente é aquele que se supõe ser provável acontecer num futuro imediato e que pode ter graves consequências para a saúde dos trabalhadores.

3. Qual a definição de incidente?

Um incidente é um acontecimento ocasional, súbito e imprevisto que pode causar acidentes, provocar danos na propriedade e equipamentos e perdas de produção, sem provocar lesões aos trabalhadores.

4. O que se entende por acidente de trabalho?

O acidente de trabalho é tudo aquilo que acontece no local de trabalho durante as horas de expediente e que tem como consequência, direta ou indireta, uma lesão corporal, perturbação funcional ou doença que resulte numa redução da capacidade para o exercício da profissão ou na morte.

5. O que é uma doença profissional?

Chama-se doença profissional àquela que resulta diretamente das condições de trabalho. Quando os trabalhadores estão expostos a fatores nocivos, de forma habitual e continua, durante o desenvolvimento da sua atividade profissional, podem sofrer de uma doença profissional. As doenças profissionais causam a incapacidade para o exercício da profissão ou mesmo a morte.

6. Quem faz o diagnóstico da doença profissional?

Quando um médico tem uma suspeita fundamentada de doença profissional deve notificar o Centro Nacional de Proteção Contra Riscos Profissionais (CNPRP). Para tal, tem de enviar a Participação Obrigatória devidamente preenchida.

7. O que se entende por segurança no trabalho?

A segurança no trabalho é um conjunto de metodologias destinadas à prevenção de acidentes de trabalho. Tem como finalidade identificar e controlar os riscos associados ao local de trabalho, ao processo de produção e aos componentes materiais do trabalho.

8. O que se entende por higiene no trabalho?

A higiene no trabalho é um conjunto de metodologias não médicas que têm em vista a prevenção de doenças profissionais. Tem como objetivo controlar a exposição dos trabalhadores aos agentes físicos, químicos e biológicos presentes nos componentes materiais do trabalho.

9. O que se entende por saúde no trabalho?

A saúde no trabalho tem em vista controlar os elementos físicos, sociais e mentais que podem afetar a saúde dos trabalhadores.

A Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho tem como finalidade eliminar ou reduzir os acidentes de trabalho e doenças profissionais, através de um conjunto de medidas implementadas em todas as fases da atividade da organização.

TAGS:

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0