O que precisa para ter um cartão de crédito?

Quantas vezes pensou ter um cartão de crédito? Inúmeras vezes, talvez. Ou porque tem planos de estudar no estrangeiro ou quer correr mundo ou tem tido algumas dificuldades na gestão do orçamento mensal ou porque até deseja fazer compras online. Estas são algumas das razões que o podem levar a requisitar um cartão de crédito. Confirme, então, se reúne as condições necessárias:

Publicado por Finanças | 0
O que precisa para ter um cartão de crédito?

Ter mais de 18 anos

A primeira condição para ter cartão de crédito é ser maior de idade. Alguns bancos admitem 16 anos, se já trabalhar.

Possuir rendimento mensal fixo

Um cartão de crédito é um empréstimo, portanto, como para qualquer empréstimo, precisa de ter um rendimento fixo que lhe permita assumir os seus compromissos mensais, na data estipulada.

Deter conta bancária

Um cartão de crédito está sempre associado a uma conta bancária. É através da sua conta que a instituição financeira lhe faculta o plafond disponível, mas também é através da sua conta que se fará o pagamento do seu cartão de crédito.

Residir em Portugal

As instituições financeiras com sede em Portugal preferem conceder crédito a residentes em território nacional.

Ter situação regularizada na Central de Responsabilidades de Crédito

Se estiver em incumprimento, a Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) informará o banco que há um grande risco de concessão de crédito, logo o crédito que está a solicitar não lhe será concedido.

Conhecer todas as informações sobre o cartão

Antes de contrair um crédito, deve conhecer todos os seus direitos e deveres, através da ficha de informação normalizada (FIN), para não ser surpreendido por alguma cláusula, especialmente no que diz respeito a taxas, comissões, plafond e condições de reembolso.

Assinar um contrato

O contrato do cartão de crédito é um contrato de adesão, porque o cliente apenas se limita a aderir à proposta redigida segundo os termos do banco, sem negociação prévia. Os únicos campos a acordar são a data limite para o pagamento do montante utilizado e o valor do reembolso, na totalidade ou por parcelas.

Com conta ou sem conta

Se já tem conta no banco onde pretende requerer cartão de crédito, isso pode isentá-lo de alguns custos e dar-lhe ainda um período de crédito gratuito em que não serão cobrados juros (free-float). Com a assinatura do seu contrato e para formalização do seu pedido, deverá entregar BI/ Cartão de Cidadão, NIF, Comprovativo de morada e os últimos 3 recibos de vencimento. 

Não ter conta no banco emissor do cartão de crédito que lhe interessa não é impeditivo para usufruir das condições que lhe agradam. Para aderir a um cartão desse banco, terá de preencher e assinar o contrato de adesão a que associará BI/Cartão de Cidadão, NIF, comprovativo de NIB, comprovativo de morada e o último recibo de vencimento.

Depois de apresentados os documentos, a sua proposta será analisada cuidadosamente pela instituição bancária, assim como o seu histórico, para que seja determinado o risco associado ao seu crédito.

TAGS:

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0