O que pode negociar para além do salário?

As compensações pelo trabalho prestado não se resumem aos euros que caem na conta bancária ao final do mês. Para além disso, há muitas condições que os trabalhadores podem negociar e que acarretam muitas vantagens para a vida profissional, pessoal e familiar.

Publicado por Finanças | 0
Negociar as compensações pelo trabalho

Tempo

Negociar tempo é também uma forma de negociar dinheiro. O tempo pode materializar-se em mais dias de férias por ano ou uma semana mais curta de trabalho. Neste caso, a opção pode ser trabalhar 35 horas em vez de 40 horas ou concentrar os dias de trabalho em quatro dias da semana. Por outro lado, quando se tem filhos pode ser mais interessante negociar um horário de trabalho flexível para poder dar apoio à família.

Local de trabalho

Dependendo da dimensão e da flexibilidade da empresa, é possível propor trabalhar num local pessoalmente mais vantajoso. Quer seja a localização do escritório, quer seja um local mais agradável dentro do próprio escritório, isso poderá contribuir para se estar mais satisfeito no local de trabalho. Ter um gabinete próprio pode ser uma alternativa. Há ainda o teletrabalho. Com as novas tecnologias trabalhar à distância nunca foi tão fácil. Para dar mais apoio à família ou poupar no tempo de deslocação casa-trabalho, um dos pontos que se pode negociar é trabalhar à distância durante um dia por semana ou alguns dias do mês.

Equipamento

Há vários equipamentos que fazem parte do trabalho e que podem ser negociados. Será vantajoso para pedir um computador novo ou mesmo um portátil? Justifica-se ter direito a telemóvel pago pela empresa? Por outro lado, se for adequado, pode haver margem para negociar um carro financiado pela empresa, que poderá ser usado a título pessoal. Menos caro e também uma despesa que se pode justificar em algumas funções, pode ser o pagamento de ajudas de custo.

Formação

Quando se está a adiar uma formação importante para melhorar os skills profissionais por causa dos custos, uma boa alternativa será fazê-la através da empresa. As empresas devem cumprir horas de formação anuais por cada trabalhador e, por isso, esta será também uma solução interessante para quem paga. A par da formação estão também as conferências e os workshops.

Pagamentos adicionais

Despesas em alimentação, saúde e até educação são incontornáveis nos orçamentos familiares e podem ser uma forma de remuneração mais vantajosa para as empresas. Porque não negociar um subsídio de alimentação vantajoso que complete o seu salário? De forma complementar ou alternativa, poderá pedir um seguro de saúde ou os cheques ensino, que ajudam a pagar mensalmente as despesas escolares dos filhos. Podem ainda somar-se o pagamento de um parque de estacionamento ou de títulos para usar os transportes públicos. Para os amantes do desporto, o pagamento do ginásio é outra alternativa.

TAGS:

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0