Os 10 melhores truques para poupar em saldos

Os descontos são um momento perfeito para comprarmos o que precisamos e aos preços que mais nos agradam. Mas podemos ir mais além, poupando nos saldos, obtendo vantagens da nossa perspicácia e de alguns truques.

Publicado por Finanças | 0
melhores-truques

Truques como estes para poupar nos saldos:

1. Não comprar por comprar. Uma boa forma de poupar nos saldos é ter a certeza de apenas comprar aquilo que precisamos. Comprar por comprar, para aproveitar os saldos, poderá não somente fazer-nos gastar mais do que queremos, mas também fazê-lo com artigos que em princípio não queríamos.

2. Bem cedo e durante a semana. Uma maneira de poupar a sério nos saldos é poder escolher com calma entre cada uma das ofertas disponíveis nos grandes armazéns. Com cabeça, não por impulso. Resista a comprar na enxurrada da primeira hora dos saldos e escolha encontrar as suas pechinchas durante a semana e cedo, quando há menos público e menos aglomerações nos provadores.

3. Opções em lojas on-line. Pode conseguir comprar pechinchas nos saldos em lojas on-line com um truque simples. Reserve o produto que pretende, introduzindo-o no seu carrinho virtual antes das doze horas da noite do dia anterior à data dos saldos. Uma vez que entra no período de saldos, se vir que o preço lhe convém, poderá adquirir assim o produto a um custo menor.

Descontos plus tais como estes

4. Mais descontos. Há artigos cujos defeitos não estão incluídos no preço do desconto. Se os descobrir, pode pedir aos lojistas que lhe façam um desconto maior. Isto funciona nas lojas pequenas, físicas, e ainda mais se falar diretamente com os proprietários.

5. Poupança a longo prazo. Uma maneira muito real de poupar nos saldos é obter o dinheiro que vamos gastar nas ofertas, a partir de pequenas reservas de dinheiro que guardamos mensalmente. Pequenas quantias que não vão quebrar as nossas poupanças nos meses anteriores aos saldos.

6. O roteiro. Uma boa maneira de poupar nos saldos é ter a noção clara do que se quer comprar e em que lojas localizar as pechinchas. Pode ser qualquer coisa tal como um roteiro.

Essa disciplina ajudar-nos-á a centrarmo-nos no que realmente nos interessa, o que é do nosso estilo, a não perder tempo e a não cair nalguns truques comerciais como os de colocar artigos de temporada, a chamada 'nova coleção', ao lado dos que têm desconto. Estes são sempre uma tentação, mas também mais caros. Tanto assim que ameaçarão boicotar o nosso esforço em tirar partido dos saldos.

Saldos sem cartões

7. Não aos cartões. Uma boa maneira de controlar a despesa é pagar as compras com dinheiro vivo. É uma questão psicológica e ao mesmo tempo uma chamada de atenção. Com os cartões de crédito ou de débito podemos perder a sensação daquilo que estamos a gastar. Uma forma perfeita de sermos conscientes daquilo que realmente gastamos é sair de casa com uma quantia em dinheiro e contar o que temos ou o que nos fica na carteira.

8. Passeio exploratório. Nas zonas comerciais abertas é muito útil fazer um percurso prévio pelas lojas para ver o que há. Uma vez que temos agora a noção de onde estão as lojas e como são as ofertas, poderemos visitá-las segundo o nosso critério. Levar um pequeno bloco de notas pode ajudar a lembrar o que nos interessa, num passeio exploratório pelos saldos.

Saldos em rede

9. Truques de saldos, exatamente. Falámos anteriormente de alguns truques comerciais para adquirir artigos mais caros. É que os comerciantes dispõem de toda uma série de estratégias de vendas para estimular a avidez pelas compras. Não deixar-se seduzir por esses cantos de sereia pode ser uma forma indireta de poupar.

Estímulos para a compra tais como vender mediante o sistema de packs, levando dois ou três e pagando um; colocar artigos com defeitos não mencionados, misturar produtos de várias qualidades num mesmo ponto de venda e com um enorme "etecetera". Se tivermos paciência, estaremos alerta e não deixaremos de ter à mão a aplicação da calculadora do telemóvel, estando também assim a fazer poupança nos saldos.

10. Rede de contactos. Nos saldos, a rede pessoal de contactos formada por amigos, familiares e companheiros de trabalho pode marcar a diferença. Através de uma pequena comunidade formada em redor do seu perfil de WhatsApp, poderá saber onde estão as ofertas mais apetitosas e onde encontrar o que procura, ao melhor preço. Trata-se de uma estratégia que é preciso preparar com tempo e para a qual é preciso ensinar cada um sobre as vantagens de trabalhar em equipa para poupar melhor nos saldos. Experimente e verá.

Poupar nos saldos requer muita disciplina, doses suficientes de estratégia, uma organização à altura das expetativas e uma contenção da despesa. É do melhor, quando volta para casa com boas pechinchas e com a satisfação da poupança cumprida.

TAGS:

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0