11 livros sobre a poupança (disponíveis em Português)

Poupar, poupar, poupar... Um verbo que se repete continuamente na cabeça de tantos portugueses. A literacia financeira é uma preocupação das famílias, por isso com a chegada da crise, os escaparates das livrarias encheram-se de publicações que alertam para a importância da poupança. Conheça alguns títulos que o podem ajudar a viver mais desafogadamente.

Publicado por Finanças | 0
Livros sobre a poupança

A DECO apresenta conselhos úteis para uma boa gestão orçamental, de modo a que o peso das despesas fixas e os imprevistos não se tornem sufocantes ao fim do mês. Com exemplos concretos, conseguirá perceber melhor os seus gastos supérfluos e a melhor forma de os eliminar.

O jornalista Pedro Andersson começou a rubrica "Contas-Poupança" no Jornal da noite da SIC e depressa passou para a imprensa escrita com crónicas regulares no Expresso e na Visão. Em 2016, a compilação de textos resultou no livro, que aborda áreas como as finanças pessoais, os truques de poupança e os direitos do consumidor.

Kakebo: a economia doméstica apresentada pelos japoneses. Trata-se de um plano de 12 meses que serve para registar e controlar despesas e receitas. Com este registo atualizado, conseguirá analisar resultados mensalmente e aperceber-se em que despesas desnecessárias poderá cortar para valorizar ao máximo o seu dinheiro.

Bea Johnson incentiva o leitor a viver uma vida sem desperdício. Para tal, deverá recusar aquilo de que não precisa, reduzir os consumos, reutilizar quantas vezes puder, reciclar para dar nova vida aos bens e fazer compostagem de resíduos orgânicos.

Pedro Queiroga Carrilho ensina-o a refletir sobre o que é o dinheiro, qual o seu valor e que para se tornar num milionário tem de poupar e investir. Mas como? Leia o livro e descubra.

Viver a dois pode significar um maior desafogo financeiro se o património comum for bem gerido. O autor convida cada um dos elementos do casal a definir o seu perfil financeiro, para juntos resolverem questões de economia doméstica do quotidiano e assim enriquecerem.

É difícil chegar ao fim do mês com dinheiro? Com os conselhos deste livro pode aumentar ou restaurar a saúde financeira da sua conta bancária. Exemplos para aplicar o seu dinheiro e fazê-lo multiplicar.


Depois de passar por um lay-off na empresa onde trabalhava, Miguel Patrício teve de reinventar o orçamento familiar para superar a crise. Num livro muito prático, apresenta 225 ideias para combater as contrariedades diárias.

Os autores abordam estratégias para resolver os problemas financeiros familiares, mas não do modo convencional. O foco é posto na independência financeira como um meio para atingir satisfação pessoal e profissional e conseguir criar riqueza.

Os autores dão vários exemplos de situações diárias em que as famílias vivem dificuldades. Por isso, as famílias devem efetuar um planeamento financeiro vigilante, para que da poupança resulte o investimento.

A educação financeira infantojuvenil não se resume apenas a conceitos económicos, mas também à exploração de valores como o trabalho e à clarificação da importância económica dos estágios e do voluntariado.

Não pode comprar livros? Então, recupere o hábito de recorrer a bibliotecas escolares ou públicas. É grátis. Basta fazer-se leitor associado. Boas leituras.

TAGS:

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0