Tudo o que precisa de saber para investir na bolsa sem sair do sofá

Se quer investir na bolsa de valores, mas não sabe como o fazer, então este artigo é especialmente para si. Normalmente, o investimento nos mercados financeiros gera algum receio. A verdade é que quanto maior é o risco, maior é o retorno e a bolsa é uma alternativa para aumentar a sua conta bancária sem sair do conforto de sua casa.

Publicado por Finanças | 0
Investir na bolsa

Onde pode comprar ações?

Para comprar ou vender ações tem de recorrer a um intermediário financeiro, como as sociedades corretoras ou os bancos, que são entidades autorizadas pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. 

Qual o valor mínimo que deve investir?

O valor para investir na bolsa de valores depende do valor das ações que pretende comprar ou vender e da entidade que escolher para o fazer. Já é possível obter bons retornos com cerca de 1000 euros, pois permite-lhe cobrir as comissões e taxas inerentes ao investimento.

Quais as formas de investir em ações?

Depois de recorrer ao serviço de intermediários, se optar por investir individualmente, a escolha das ações que quer comprar é unicamente sua. Também existe a opção de investir em ações coletivamente, recorrendo a um fundo de investimento de ações e assim subscrever as unidades de participação. Esta segunda forma de investir é ideal se não souber quais as ações que deve comprar.

Como deve dar uma ordem de compra?

A ordem de compra é a instrução que dá à entidade para comprar ou vender ações. Para isso, basta aceder à plataforma online do seu intermediário financeiro. Na área de ações, vai encontrar várias opções de investimentos. Quando tiver escolhido a ação que quer comprar, é só dar a ordem. Também pode dar a ordem de compra através do telefone, mas atenção que os custos costumam ser mais elevados.

Quanto custam as ordens?

As comissões que tem de pagar pela compra e venda de ações variam conforme a corretora ou o banco que escolher. Não se esqueça de consultar sempre o preçário antes de dar uma ordem de compra ou venda.

Como funciona a Bolsa?

As ordens de compra e venda dos vários investidores realizam-se pela ordem de entrada. Depois de a sua ordem ser comunicada à bolsa de valores é considerada registada (se foi emitida fora do horário normal de negociação), pendente (à espera de aceitação pela bolsa) ou de bolsa (se já foi aceite pelo sistema).

Quando a sua ordem for executada, tornou-se num acionista de uma empresa ou negócio e está, oficialmente, no mercado de ações.

TAGS:

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0