Tudo o que precisa saber sobre o IBAN e o SWIFT

A mesma conta bancária pode ter várias formas de identificação. Se antes bastava saber o NIB, agora, é importante ter também à mão o IBAN e o código SWIFT. Mas, afinal, o que são e como podemos determiná-los?

Publicado por Finanças | 0
Tudo o que precisa saber sobre o IBAN e o SWIFT

O NIB, ou número de identificação bancária, é aquele número que todos se habituaram a conhecer como uma espécie de bilhete de identidade da conta. Entretanto, surgiram outras designações que implicaram mais números e até a introdução de letras para identificar quer a conta, quer o banco. Por isso, é importante conhecer como são constituídos e para que servem cada uma destas identificações.

O IBAN

O Número Internacional de Conta Bancária, conhecido internacionalmente como IBAN, é o número que identifica uma conta a nível internacional. Isto permite realizar com maior fiabilidade todas as transações internacionais, facilitando a tarefa dos bancos quando têm de receber ou fazer transações que envolvam contas de países diferentes.

Anteriormente era apenas usado quando havia transações internacionais, mas a partir de 1 de fevereiro de 2016 passou também a ser o número de identificação das contas nacionais, substituindo o uso do NIB ou Número de Identificação Bancária, que tinha obrigatoriamente 21 algarismos.

Para ficar mais claro, o IBAN é constituído por 25 carateres que incluem letras e números, composto da seguinte forma:

a.  Código do país (PT no caso de Portugal)

b. 2 números de controlo

c. + NIB, ou seja, 21 algarismos organizados da seguinte forma:

- 4 números que identificam o banco

- 4 números que identificam o balcão ou agência

- 11 números que correspondem ao número da conta, ajustados por zeros à esquerda quando necessário;

- 2 números finais de controlo.

Para ajudar a determinar o IBAN existem várias ferramentas disponíveis online, onde basta colocar o NIB.

Código SWIFT

Se o IBAN é um número que identifica uma conta, o SWIFT - Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication  - é um código atribuído especificamente a um banco permitindo identificá-lo no âmbito das transações internacionais. Este código junta letras e números, podendo ter entre oito e 11 carateres.

Este código foi uma forma de criar um padrão internacional, facilitando e tornando mais rápidas as transações internacionais.

TAGS:

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0