Eficiência energética em máquinas de lavar roupa

A máquina de lavar roupa é um eletrodoméstico que já não se despensa. Por isso mesmo, este é um indicador considerado nos estudos do Instituto Nacional de Estatística (INE) para determinar as condições de vida e rendimento dos portugueses. Segundo os últimos dados deste mês, estima-se que ainda há 1,1% dos agregados familiares que não tem capacidade financeira para adquirir uma máquina de lavar roupa.

Publicado por Finanças | 0
Poupar em máquina lavar roupa

Como escolher?

A máquina de lavar roupa representa cerca de 5% do consumo energético doméstico. Portanto, na escolha da máquina, deve atentar no seu certificado de eficiência energética para ter a certeza que está a fazer uma boa compra:

- Prefira um equipamento com etiqueta energética de classe A.

- Compare as características de vários modelos e de acordo com as características do seu agregado familiar, opte pelo mais ajustado. 

Utilização inteligente

1. Leia cuidadosamente o manual de instruções da sua máquina, para fazer um bom uso dela.

2. Evite a pré-lavagem. A pré-lavagem apenas deve ser utilizada quando a roupa está muito suja. Opte por colocar a roupa de molho, para retirar as nódoas mais difíceis, antes de fazer a lavagem normal. A evolução tecnológica dos detergentes oferece-lhe boas soluções para nódoas mais resistentes e lavagens a frio.

3. Lave com a carga máxima indicada pelo fabricante. Ao aproveitar o máximo da capacidade da máquina, estará a poupar água, energia e tempo necessário à lavagem.

4. Escolha um bom detergente. Os detergentes líquidos dissolvem-se mais facilmente na água, pelo que permitem obter melhores resultados. Se optar por um detergente em pó, dissolva-o em água antes de o colocar na máquina.

5. Prefira temperaturas baixas. Grande parte da energia consumida numa lavagem (80% a 85%) é utilizada para aquecer a água, por isso ao diminuir a temperatura de lavagem de 60ºC para 30ºC, pode reduzir em 60% os consumos energéticos. Além de poupar energia, está a proteger os tecidos, garantindo que as suas peças de roupa preferidas se mantenham bonitas por mais tempo.

6. Centrifugue bem. Centrifugar reduz bastante o tempo de secagem.

7. Mantenha o filtro sempre limpo. Use produtos anticalcário e limpe regularmente o filtro da máquina, assim assegura o bom desempenho do equipamento.

8. Lave nas horas de vazio. Se contratou a tarifa bi-horária, faça as lavagens no período de vazio.

9. Instale a máquina num local seco. Afastar a máquina da humidade, previne a corrosão.

Da próxima vez que trocar a sua máquina, pode escolher um modelo bitérmico (com entradas de água independentes, uma para a água fria e outra para a água quente). Para além de se reduzir o tempo necessário para o aquecimento da água, se utilizadas em conjunto com outra fonte de energia como a caldeira, o termoacumulador ou os painéis solares, conseguirá poupanças de energia expressivas.

Mais dicas sobre eficiência energética

TAGS:

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0