Frases célebres para estimular a poupança

Poupar é sempre um bom conselho e quase que o poderíamos agradecer ainda mais nestes tempos que correm, onde é necessário ter sempre um bom apoio financeiro onde nos agarrarmos. Para se transformar num bom aforrador é preciso que siga escrupulosamente todos os estímulos que contribuam para que o seu mealheiro esteja cheio. Se aparecerem imprevistos, deve ter qualquer coisa onde se agarrar; essa é a segurança que ser poupado lhe dá... Se por acaso precisar de ajuda para estimular a poupança, proporcionamos algumas frases célebres que o vão inspirar a poupar e a atingir esse objetivo sábio ao qual se propôs.

Publicado por Finanças | 0
frases-célebres-poupança

"Gaste sempre uma moeda a menos do que aquela que ganha"

Esta frase do historiador e escritor italiano Cesare Cantù é a primeira que lhe sugerimos para estimular a poupança. É que, para poder poupar é necessário ter algo que o permita fazer. Ouvimos até à exaustão a frase "viver acima das nossas possibilidades". Inclusivamente, esta frase esteve muito na moda nos últimos tempos. O bom aforrador planifica as suas despesas e deixa, pelo menos, uma moeda para a dedicar à poupança.

- Conheça as suas necessidades.

- Planifique as suas despesas.

- Separe sempre uma quantia, mesmo que seja apenas uma moeda, para a destinar à poupança.

Gastar uma moeda menos do que o que ganha, permitir-lhe-á ter sempre dinheiro para poupar.

"Cuide das pequenas despesas; um pequeno buraco afunda um barco"

Aquele que foi um dos pais fundadores dos Estados Unidos, político, científico e inventor norte-americano, Benjamin Franklin, é o autor deste célebre conselho. Nas pequenas despesas podem aparecer os grandes buracos, capazes de afundar as economias mais sólidas.

É o típico conselho da gota de água na torneira: não permita que uma pequena fuga lhe deixe sem fornecimento.

-Elabore orçamentos para as suas despesas.

-Siga rigorosamente o orçamento que elaborou.

Vigie todas as fugas que possa ter e repare as fugas da sua economia.

"Poupar não é apenas guardar, mas também saber gastar"

Este conselho anónimo bem poderia ter sido dado por uma mãe ou por um pai. É das frases mais sábias que se podem transmitir quando se trata de conselhos para favorecer a poupança. Se sabe gastar, há muito tempo que tenta poder poupar. Saber gastar não é só controlar a despesa; é gastar com sabedoria. Se vai comprar um produto:

-Compare opções.

-Após escolher o produto, compare preços.

-Não gaste mais do que é preciso.

"Compre apenas o necessário, não o conveniente. O desnecessário, embora custe apenas um cêntimo, é caro"

Séneca, filósofo, político, orador e escritor romano, foi muito oportuno quando formulou este célebre conselho. Um só cêntimo a menos no seu orçamento é um cêntimo a menos que poderá poupar. Embora nos pareça uma quantia pequena, um cêntimo mal gasto é menos um cêntimo para guardar.

"Barco no cais não ganha dinheiro"

Este provérbio pertence à sabedoria popular e é o melhor conselho que lhe pode dar um amigo que pretende fazer ver que para gerar é preciso movimentar. Relacionamo-lo imediatamente com o seguinte conselho, porque têm ambos a ver com o mesmo. Mas é certo que o dinheiro parado não gera lucro. Também se costuma dizer que o dinheiro chama dinheiro. Mas cuidado, e aproveitando frases feitas pela sabedoria popular: nem tudo o que reluz é ouro.

-Analise bem as várias opções.

-Deixe-se aconselhar.

-Escolha um investimento de acordo com o seu perfil.

"A forma mais rápida de duplicar o seu dinheiro é duplicar as notas e metê-las no bolso"

Will Rogers foi um humorista, comentador e ator dos Estados Unidos. É dele esta engenhosa e inteligente frase que viria a ser o “ninguém espera nada em troca de nada” dos nossos avós. Não acredite em fórmulas mágicas. Ninguém, a não ser com lotarias ou coisas do género, torna-se rico da noite para o dia. Desconfie do dinheiro fácil; mais vale ir devagar mas com segurança. Aconselhe-se bem. Escolha boas companhias para estimular a sua poupança. Não pretenda chegar ao topo da lista dos mais ricos do planeta, da noite para o dia.

"Não coloque a sua confiança no dinheiro, mas coloque o seu dinheiro em confiança"

Oliver Wendell Holmes, um médico de profissão que se tornou famoso como escritor e que se transformou num dos poetas dos Estados Unidos mais reconhecidos do século XIX, é o autor desta última frase célebre. É a última mas não a menos importante.

Se bem que seja certo que o dinheiro não traz felicidade e que não podemos transformar a obsessão pelo dinheiro no motor da nossa vida, não é menos certo que convém saber determinar os elementos necessários para estimular a poupança. Não fique obcecado com o dinheiro. De certeza que na vida há coisas mais importantes: a saúde, o amor, a família..., mas não deixe de lado os apoios financeiros que lhe vão permitir ter a tranquilidade necessária para desfrutar de tudo isso sem ansiedade.

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0