6 formas simples de motivar os seus trabalhadores

Se os trabalhadores estão satisfeitos, os clientes também vão estar satisfeitos. Este é um princípio que resume a importância de ter colaboradores felizes e motivados. Só assim, a empresa poderá oferecer um bom serviço aos seus clientes, ao mesmo tempo que aumenta a produtividade e maximiza os resultados. Tudo pode começar com gestos simples e com a criação de rotinas que vão melhorar o ambiente de trabalho e criar um sentimento de equipa, muito importante para a motivação das pessoas.

Publicado por Finanças | 0
Como motivar trabalhadores

1. Estar presente

Arranjar um momento do dia para cumprimentar e conversar com as pessoas. Este ato de comunicação face a face é uma forma de valorizar os trabalhadores e de mostrar apreço pelo seu trabalho. Sempre que possível, é importante dar atenção individual, um esforço que pode ser muito valorizado.

2. Dar um voto de confiança

Mostrar confiança no trabalho que as pessoas estão a desenvolver é meio caminho andado para que estas queiram dar o seu melhor e tentem não desapontar as expectativas.

3. Dar o exemplo

Como é possível exigir que as pessoas se esforcem e aumentem a sua produtividade se não se dá o exemplo? Mostrar entusiasmo, envolver-se e trabalhar ativamente nos projetos ao lado da equipa permite dar o exemplo e contagiar as pessoas.

4. Criar um ambiente de transparência

Quando se fala abertamente sobre o negócio, criando um ambiente de transparência, isso ajuda a criar um clima de confiança. As pessoas sentem que não lhes estão a esconder nada e sentem-se também mais confortáveis em falar quando não estão confortáveis ou têm problemas. Isso permitirá agir atempadamente.

5. Melhorar o espaço de trabalho

Criar uma cultura de trabalho pode parecer uma tarefa longa e difícil, mas com pequenos gestos e mudanças é possível criar um ambiente característico e próprio da empresa. Optar por uma decoração mais alegre e mais familiar ou criar espaços abertos, reduzindo o número de gabinetes fechados, são pequenos gestos que podem fazer a diferença.

6. Realizar eventos de socialização

Juntar a equipa num evento em que o trabalho fica de lado - como por exemplo um jantar, uma atividade de team working ou uma festa - faz com que as pessoas se conheçam um pouco melhor fora do ambiente de trabalho. Isso permite que haja uma maior familiaridade entre as pessoas, que será depois vantajosa quando tiverem de desenvolver trabalhos em equipa. É importante não cair no extremo de misturar vida pessoal com a vida profissional e de criar um ambiente de melhores amigos, o que pode acarretar vários problemas.

TAGS:

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0