Os 9 filmes mais famosos do cinema sobre economia

Num momento em que Hollywood se prepara para entregar os Óscares, os prémios mais prestigiados da Sétima Arte, recordemos alguns dos filmes mais famosos do cinema sobre o mundo económico e financeiro. Estes filmes mostram os bastidores de Wall Street, explicam as causas da crise financeira de 2008 ou como a má gestão do dinheiro pode prejudicar o futuro.

Publicado por Finanças | 0
Filmes mais famosos do cinema sobre economia

1. O Lobo de Wall Street

Do sonho americano à ganância empresarial, The Wolf of Wall Street retrata a vida de excessos do corretor da bolsa nova-iorquino Jordan Belfort e dos métodos fraudulentos utilizados na corretora Stratton Oakmont, que resultaram na sua prisão. Este filme foi nomeado para cinco Óscares em 2014.

2. A Queda de Wall Street

The Big Short, na designação original, venceu o Óscar de melhor argumento adaptado em 2016 e relata a história de quatro investidores que anteciparam a crise imobiliária norte-americana. Quando a crise explodiu, os investidores enriqueceram, enquanto as instituições financeiras tiveram de ser resgatadas com o dinheiro dos contribuintes.

3. Inside Job

O que motivou a crise financeira de 2008? Inside Job, que venceu o Óscar de melhor documentário em 2011, expõe a corrupção no setor bancário norte-americano que conduziu à pior recessão económica desde a Grande Depressão e custou milhões de dólares e empregos aos contribuintes um pouco por todo o mundo.

4. Em Busca da Felicidade

Baseado em factos reais, The Pursuit of Happyness, na designação original, conta a história de um pai de família que se vê desempregado, divorciado e com um filho pequeno para criar. Aceita um estágio não remunerado numa corretora pensando num futuro emprego e acaba por se tornar milionário. O filme foi nomeado para Óscar do melhor ator em 2007.

5. Dinheiro Quente

Em Boiler Room, na designação original, a promessa de enriquecimento fácil faz com que Seth Davis, um jovem que acabou de desistir da universidade, aceite uma proposta para trabalhar numa corretora. Contudo, depressa se apercebe que os valores e princípios têm de ficar pelo caminho se quiser ser bem-sucedido.

6. Living On One Dollar

Já imaginou como seria a sua vida se tivesse de viver com apenas um dólar por dia? É este desafio que leva quatro amigos norte-americanos a embarcarem numa viagem pela Guatemala durante dois meses, testemunhando a extrema pobreza em que milhões de pessoas vivem.

7. Freakonomics

O setor económico pode abarcar outros temas para além das empresas e da macroeconomia. Em Freakonomics, o comportamento humano e as reações a potenciais incentivos é analisada ao pormenor.

8. Capitalismo - Uma História de Amor

"Qual é o preço que a América tem de pagar pelo seu amor pelo capitalismo?” Esta pergunta dá o mote para a análise irónica de Michael More no filme Capitalism: A Love Story, na designação original, às implicações sociais e financeiras geradas pelas empresas na sua busca incessante por lucros.

9. The Retirement Gamble

A reforma preocupa grande parte dos trabalhadores, que questionam se as suas poupanças serão suficientes. The Retirement Gamble explora a forma como as instituições financeiras norte-americanas protegem as poupanças que se destinam à reforma.

TAGS:

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0