Qual é o melhor cartão de crédito para si?

O cartão de crédito é um meio de pagamento que se inclui no regime de crédito aos consumidores. Despesas súbitas, pagamentos online ou pagamentos no estrangeiro podem ser alguns dos motivos para requerer um cartão de crédito. São inúmeras as possibilidades que existem no mercado. Por isso, com tantas ofertas, poderá ser difícil a escolha do cartão de crédito mais adequado ao seu perfil.

Publicado por Finanças | 0
Melhor cartão crédito

Fatores para ajudar a avaliar qual é o melhor cartão de crédito

Informe-se junto do seu banco sobre os cartões de crédito disponíveis. No momento de selecionar um cartão, considere alguns fatores que o poderão guiar na sua escolha:

Despesas

Todos os cartões acarretam despesas. Para além das comissões sobre os pagamentos, há ainda a anuidade e outras penalizações que os incumprimentos aos contratos de adesão podem gerar.

Escolha um cartão com uma anuidade ajustada à sua situação financeira. Conheça bem as condições gerais de utilização do cartão de crédito.

Pagamento do extrato

Pagar a totalidade do montante utilizado é sempre mais favorável, porque evita os juros. Portanto, se pretende pagar as compras na totalidade, escolha o cartão com a anuidade mais baixa. De contrário, se preferir pagar as suas compras de forma faseada, opte por aquele que lhe cobra uma TAEG (Taxa Anual Efetiva) mais baixa sobre o montante não pago. 

Vantagens associadas

Alguns cartões de crédito oferecem vantagens apetecíveis para os clientes (viagens, pontos, descontos, seguros…), por forma a despertar o seu interesse. Avalie se as vantagens propostas superam os custos do cartão.

Limites de crédito

O limite de crédito do cartão ou plafon é determinado previamente pela instituição de crédito. Na maioria das vezes, o banco aumenta o limite automaticamente, de acordo com a utilização do cartão.

Note que o plafon do seu cartão nunca deve ser superior ao seu vencimento, para conseguir controlar os gastos. 

Período de carência

Habitualmente, o período mínimo sem pagar juros é de 30 dias. Pode acordar com o banco a data-limite de pagamento de entre 30 a 60 dias, mas certifique-se dos juros que serão cobrados por cada um dos períodos.

 

No final, o melhor cartão de crédito é aquele que melhor se adaptar às suas necessidades. Faça uma utilização conscienciosa do cartão de crédito, mas antes reflita sobre os motivos que o levam a adquirir um cartão e os custos de o manter. Na dúvida, faça uma simulação. Há vários mecanismos online para o ajudarem a decidir sobre o cartão certo. 

TAGS:

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0