Economizar na ceia de Natal

Preparar a ceia de Natal é uma preocupação para muitas pessoas, principalmente no que ao investimento diz respeito. Neste artigo, vamos revelar-lhe dicas e truques para que a organização de um tão importante momento para a família não se traduza num drama.

Publicado por Finanças | 0
popuar na ceia Natal

Os convivas

Primeiro que tudo, contabilize o número de presenças. Para que não exista desperdício de comida e dinheiro, é importante definir o número de pessoas para quem se vai preparar a consoada.

A ementa

Determine o orçamento disponível para o cardápio. Evite deixar margem para gastos extras; se está fora da lista é porque não é imprescindível.

Posto isto, escolha a ementa. As entradas ou os pratos principais (caso opte por mais do que um), as sobremesas e as bebidas. Se o que pretende é de facto poupar, esqueça a aquisição de soluções prontas na rua. O melhor é fazer em casa para garantir qualidade superior e custos mais baixos na sua refeição.

As entradas

As entradas podem ser muito dispendiosas e chegar aos mesmos valores de um prato principal. Por vezes, até são exageradas, levando a que se coma demasiado nesta fase da refeição, o que decerto vai gerar sobras dos pratos principais. Assim sendo, evite entradas caras e desnecessárias. Opte por ver primeiro o que tem na despensa ou no frigorífico e consiga soluções mais económicas. Por exemplo, ovos mexidos com um ingrediente secreto, pastas variadas, fatias de pão de alho, quiches ou folhados de salsicha. Inspire-se e meta as mãos à obra! Pode sempre consultar receitas para o ajudar a encontrar soluções de acordo com os ingredientes disponíveis em casa.

O prato principal

Já os produtos para os pratos principais poderão ser mais dispendiosos. Procure promoções, comparando os preços online antes de sair de casa. Vai perder menos tempo e gastar menos combustível em deslocações, além de garantir que adquire efetivamente o mais barato. Não compre em excesso apenas pelo desconto, faça compras racionais e de acordo com o número de pessoas já definido. 

Bebidas e sobremesas

Para bebidas e sobremesas, a diversidade de possibilidades é enorme. Assim, porque não sugerir aos convidados que participem na conceção da consoada e levem algumas iguarias? Além de o ajudar a economizar, vai conseguir uma melhor gestão do seu tempo na preparação de tudo o resto, para além de garantir que existem na mesa soluções variadas e para o gosto de todos. Natal é tempo de partilha, portanto participar no jantar com receitas de família só vai melhorar a consoada.

Marca branca

Mais uma dica, sempre que possível substitua produtos de marca pelos ditos produtos de marca branca, que respondem às necessidades e ficam mais em conta.   

Bom apetite!    

TAGS:

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0