Economia para dummies

Ativo, passivo, rendimentos, balanços, análise, inflação, taxa impositiva, "corralito"... Certamente que existem conceitos que lhe escapam os quais, mais do que o esclarecer, lhe dão dores de cabeça, não é verdade? Para poder estar a par daquilo que deve saber, partilhamos este artigo: economia para dummies.

Publicado por Finanças | 0
economia para dummies

Termos de economia que os dummies deveriam saber

1. Inflação

Certamente que já ouviu esta palavra tantas e tantas vezes. O que nos indica é uma subida de preços constante e de forma generalizada durante um tempo determinado (um mês, um ano, etc), ao contrário da descida de preços generalizados, que se conhece como deflação.

2. Credor

É melhor que esta figura não esteja muito presente na sua vida... São pessoas às quais devemos dinheiro e que, logicamente, exigem o pagamento da dívida após um prazo acordado.

3. Curto prazo

Transações financeiras ou económicas que se resolvem ou se efetuam num prazo inferior a um ano.

4. Médio prazo

No âmbito económico, refere-se a um período que vai de um a dez anos.

5. Longo prazo

Aqui existem duas possibilidades. Se falamos em termos económicos, referimo-nos a um prazo superior a 10 anos; contabilisticamente, um prazo superior a um ano já é considerado longo prazo.

6. Corralito

Nos últimos anos terá ouvido falar na palavra corralito muito frequentemente (a Argentina ou mais recentemente a Grécia, sofreram um). É quando um estado limita aos seus habitantes o levantamento do seu dinheiro dos bancos, com o objetivo de evitar a saída, em massa, de capital do país.

O que quer dizer quando se fala de SWOT, dívida pública, etc?

1. SWOT

Mais do que uma análise estritamente económica, trata-se de analisar quatro aspetos importantes de um projeto de empresa: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, quatro variáveis que compõem uma análise, tanto interna como externa.

2. Dívida pública

O Estado também precisa de injeções de capital. A dívida pública é um empréstimo que o governo de um país solicita a instituições e investidores privados para financiar a despesa pública e pelo qual pagará juros.

3. Balanço

Documento contabilístico que informa sobre o ativo e o passivo.

4. Ativo

São os bens tangíveis e intangíveis que possui os quais lhe poderão dar um determinado rendimento económico no futuro.

5. Passivo 

São as obrigações financeiras que tem perante instituições de caráter financeiro.

6. Solvência

É a capacidade que tem, em termos económicos, em fazer frente às suas dívidas.

7. Taxa impositiva 

Refere-se à percentagem que se aplica percentualmente a uma base tributável, normalmente relacionada com impostos. No IVA geral, por exemplo, a taxa impositiva é de 23%.

E é assim que lhe demos algumas noções básicas de economia para dummies: esperamos que lhe sejam úteis!

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0