Deduções no IRS: conheça todas as despesas que podem entrar

Já conhece todas as despesas que podem entrar no IRS em 2017? Abril é o mês em que a maioria dos portugueses se prepara para preencher e entregar a sua declaração de rendimentos. Com isso em mente, elaborámos uma lista das despesas que podem entrar no IRS de 2017.

Publicado por Finanças | 0
Deduções educação no IRS

Educação

O Fisco vai deduzir 30% das despesas de educação e formação profissional que apresentar na sua declaração com um limite de 800 euros.

Para além das despesas com manuais e livros escolares, pagamento de creches, escolas e outras, este ano, também são dedutíveis as despesas com refeições escolares, desde que guarde a respetiva fatura.

Saúde

Pode rebater 15% das despesas, suportadas por qualquer membro do agregado familiar, na aquisição de bens e serviços sujeitos à taxa reduzida de 6% ou isentos de IVA. O limite é 1000 euros.

Também é dedutível 15% dos prémios de seguros de saúde que cobrem unicamente o risco de saúde, sendo o limite de 1000 euros.

Habitação

É possível deduzir à coleta 15% dos seguintes encargos:

- Rendas de imóveis para habitação permanente, com limite de 502 euros.

- Juros de empréstimos para habitação própria e permanente, nos contratos formalizados até 31 de dezembro de 2011, com limite de 296 euros.

- Pode ainda deduzir 30% dos encargos com a reabilitação de imóveis, com um limite de 500 euros.

Lares

Pode abater 25% das despesas gerais com lares e apoio ao domicílio relativas a si próprio, ascendentes e colaterais até ao 3.º grau com rendimentos inferiores a 557 euros. O limite é 403,75 euros.

IVA de faturas

O Fisco vai deduzir 15% do valor total de despesas em restaurantes, cabeleireiros, reparação de automóveis e hotéis que apresentar na sua declaração. O limite é de 250 euros por agregado familiar.

Pensoes de alimentos

Consente-se até 20% das importâncias comprovadamente suportadas por acordo judicial ou sentença, não havendo valor máximo.

PPR e fundos de pensoes

Pode deduzir 20% das quantias aplicadas antes da reforma. No que diz respeito aos limites, variam conforme a idade:

- Para os PPR até aos 35 anos o limite é de 400 euros.

- Para os PPR dos 35 aos 50 anos , o limite é de 350 euros.

- Para os PPR de idades superiores a 50 anos, o limite é de 300 euros.

Regime público de capitalizaçao

Admite-se até 20% dos valores aplicados em Certificados de Reforma do Estado, com um limite de 350 euros ou 700 euros, se fizer o IRS em casal.

Donativos

É possível descontar 25% de donativos em dinheiro atribuídos a instituições sociais. Quanto aos limites, nos donativos do Estado não há máximo aplicável e para as restantes entidades é até 15% da coleta.

Apesar de poder deduzir todas as despesas apresentadas no IRS, tenha em mente que não pode superar os limites globais para cada escalão. Veja um quadro síntese com as informações acima descritas:

 

TAGS:

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0