Cruze a fronteira para sentir a emoção das “procesiones”

Sendo ou não cristão, saberá que a Páscoa é uma altura importante para os crentes. Na tradição católica é a celebração principal e mais antiga do ano litúrgico.

Publicado por Finanças | 0
Páscoa em Espanha

Em Espanha, este período religioso é celebrado com fervor. Em todo o país, os habitantes experienciam as comemorações pascais com muito entusiasmo, saindo à rua para assistirem aos ritos desta época, dos quais se destacam as “procissões”.

Com um calendário de celebrações religiosas cheio e intenso nesta quadra festiva, Espanha torna-se num destino apelativo para os turistas. Porém, as escolhas são tantas, que entendemos que seja difícil para si escolher uma cidade. Nesse sentido, reunimos, neste artigo, informações sobre três cidades do país vizinho onde a Páscoa é celebrada em grande.

Zamora

                

A Semana Santa de Zamora, declarada Interesse Turístico Internacional em 1986, é o evento religioso e cultural mais importante da cidade e a celebração da Páscoa mais conhecida a nível nacional e internacional. Com um caráter próprio, que remonta à época medieval, conta com procissões, andores e esculturas como o Cristo de las Injurias.

Se quer viver um fervilhar de emoções, visite Zamora, nesta Páscoa, e aproveite para se deliciar com a sua gastronomia, provando os dos y pingada (prato composto por dois ovos estrelados,  algumas fatias de bacon frito e pão) no fim da procissão, no almoço do domingo da Ressurreição. 

Salamanca

               

Lunes de Aguas é uma tradição típica de Salamanca que se celebra na segunda-feira depois do domingo de Páscoa. A tradição começou no século XVI. Durante a quaresma, as prostitutas da cidade tinham de se retirar e ir para o outro lado do rio Tormes. No fim, voltavam à cidade numa espécie de procissão, enquanto a multidão festejava o seu regresso.

Atualmente, este dia é um feriado da cidade. Em toda a cidade, as famílias e amigos reúnem-se e fazem um piquenique, comendo a especialidade de Salamanca, o hornazo (espécie e empada de carne e enchidos). Se gosta dos prazeres simples esta é a cidade perfeita para passar esta Páscoa.

Málaga

               

Durante toda a Semana Santa, Málaga, literalmente, não dorme. Durante sete dias, a cidade inteira sai à rua para assistir a 87 procissões, com tronos transportados por 200 ou mais pessoas. Há tronos que chegam às quatro toneladas e são transportados entre sete e doze horas.

Se tiver oportunidade de visitar esta cidade, na Páscoa, poder-se-á maravilhar com tronos espetaculares como os da Confraria da Esperança e o Cristo da Boa Morte. De acordo com os habitantes e os turistas, esta é a Semana Santa mais intensa de Andaluzia, pelo número de pessoas que reúne e pela grandiosidade dos tronos.

Seja pelas procissões, pela gastronomia, pelas tradições ou pelo ambiente local, escolha Espanha como destino para visitar nesta Páscoa e de certeza que não se arrependerá!

TAGS:

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0