Compete 2020 financia competitividade e internacionalização

O Compete 2020 é o maior programa do quadro comunitário Portugal 2020 e tem como grandes objetivos aumentar a competitividade da economia nacional e a internacionalização das empresas portuguesas. Sabe como está estruturado e como apresentar candidaturas?

Publicado por Finanças | 0
Competitividade e internacionalização

Vocacionado para as regiões mais desfavorecidas do país - Norte, Centro e Alentejo - uma das grandes apostas deste programa tem sido o Turismo, nomeadamente centrando o investimento na construção de grandes unidades hoteleiras, uma vez que este é considerado um setor crítico para a competitividade do país.

Mas nem só de projetos turísticos vive o Compete 2020. Este programa tem contribuído para os processos de internacionalização das empresas nacionais através do financiamento de presenças em feiras internacionais ou de missões de empresas portuguesas ao estrangeiro. A nível da competitividade das empresas portuguesas, o destaque vai para o apoio ao desenvolvimento de projetos de inovação.

Com este financiamento pretende-se aumentar a competitividade da economia nacional e criar mais emprego tendo por base as atividades centradas no conhecimento e na inovação, os bens e serviços com maior potencial de internacionalização e a melhoria das qualificações.

O Compete 2020 abrange não só o setor privado, mas também a Administração Pública, neste caso com a preocupação de melhorar os serviços prestados aos cidadãos e às empresas. Visa também o setor dos Transportes, neste caso com o objetivo de melhorar as condições de transporte de mercadorias entre Portugal e o exterior.

Como está estruturado o Compete 2020?

O programa está dividido em seis eixos que correspondem aos Objetivos Temáticos estabelecidos no quadro regulamentar dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento:

- Eixo I -   Reforço da investigação, do desenvolvimento tecnológico e da inovação

- Eixo II -  Reforço da competitividade das PME incluindo a redução de custos públicos de contexto

- Eixo III - Promoção da sustentabilidade e da qualidade do emprego e apoio à mobilidade dos trabalhadores

- Eixo IV - Promoção de transportes sustentáveis e eliminação dos estrangulamentos nas principais redes de infraestruturas

- Eixo V  - Reforço da capacidade institucional das autoridades públicas e das partes interessadas e da eficiência da administração pública

- Eixo VI  - Assistência Técnica

Como apresentar candidaturas ao Compete 2020?

As candidaturas fazem-se por concurso. Para isso, é necessário estar atento aos avisos de concurso que vão sendo publicados no site do Compete 2020 para cada eixo do programa. As candidaturas abertas podem também ser pesquisadas numa área própria do site do programa.

TAGS:

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0