Lean Management: como usar conceitos da gestão empresarial no dia-a-dia

O desejo de todas as empresas é ser o mais eficiente possível minimizando todos os desperdícios. Há várias formas de o fazer, mas há uma filosofia de gestão que muitos líderes de empresas têm aplicado no dia-a-dia melhorando o seu desempenho. Chama-se Lean Management.

Publicado por Finanças | 1
Lean Management

O que é o Lean Management?

É uma filosofia de gestão que visa reduzir ao máximo os desperdícios a vários níveis da gestão de uma empresa, eliminando tudo aquilo que não cria valor para o cliente final. No fundo, tem de ficar imediatamente claro para o cliente qual o valor que um determinado produto ou serviço contém, valendo o preço e o esforço que fará para o adquirir.

Também conhecido como Sistema Toyota foi criado pela indústria automóvel japonesa com o objetivo de otimizar o sistema de produção. No entanto, não se aplica apenas a contextos de produção, sendo também aplicado à área de prestação de serviços. Segundo esta filosofia, há sete tipos de desperdícios:

- Sobreprodução: produzir mais do que aquilo que é realmente necessário.

- Transporte: atividades de transporte desnecessárias.

- Excesso de movimento: a má organização do espaço ou mesmo das ferramentas de trabalho leva a movimentos desnecessários.

- Espera: períodos de inatividade devido à falta de material, ferramentas ou equipamentos.

- Processamento inapropriado: todas as operações que não acrescentam valor ao produto ou serviço e que impedem a máxima rentabilização (caso do armazenamento ou excesso de etapas).

- Excesso de stock: stock excessivo quer para o processo de produção, quer para satisfazer as necessidades dos clientes.

- Defeitos: erros que ocorrem durante o processo de produção e que levam depois a um reprocessamento.

Os grandes objetivos desta filosofia de gestão são:

- Aumentar a produtividade;

- Reduzir os desperdícios;

- Diminuir custos;

- Reduzir o tempo de produção.

Como se aplica uma filosofia de Lean Management?

Com o grande objetivo de aumentar a satisfação dos clientes, a aplicação de uma filosofia Lean Management implica cinco passos:

1. Definir o que é valor para o cliente.

2. Redefinir processos de forma a garantir que todo o fluxo de produção está centrado na criação de valor para o cliente.

3. Definir um fluxo para os outros processos que a empresa tem de aplicar.

4. Centrar a atividade apenas naquilo que o cliente precisa.

5. Trabalhar sempre no sentido de melhorar continuamente o fluxo de valor.

O processo parte sempre de uma análise que pode ser feita com a ajuda do chamado Lean Canva. Partindo da análise e da identificação dos problemas, são depois identificadas as oportunidades de melhoria às quais serão aplicadas as metodologias Lean para solucionar os problemas.

COMENTÁRIOS

  • 1

    06/10/2017 15:12 HORAS

    Concordo com esta estratégica de visão. As empresas que tudo fazem, para que o produto final chegue mais barato ao consumidor, estão de parabéns. As: Maria Antónia Terrinha

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