Como reduzir os custos da empresa?

Todas as empresas querem ser mais eficientes e reduzir os seus custos ao mínimo necessário. No entanto, esta é uma missão difícil de pôr em prática no dia-a-dia, quando há sempre muitas solicitações para responder e uma rotina de trabalho muito pesada. Mas arranjar tempo para parar e avaliar uma série de práticas é muito importante. Os ganhos podem ser significativos.

Publicado por Finanças | 1
Reduzir custos empresa

As empresas não devem excluir nenhuma área quando estão a reavaliar os seus custos, procurando ser mais eficientes. Desde os recursos humanos, à tecnologia, passando pelos fornecedores, tudo deve ser reavaliado para reduzir e controlar os custos.

- Tecnologia: executar as tarefas com maior rapidez e eficiência é um dos grandes objetivos das empresas e isso pode ser alcançado através da tecnologia. Ainda que implique algum investimento inicial, a verdade é que uma boa escolha de ferramentas tecnológicas pode facilitar tarefas rotineiras, poupar tempo em muitos processos que, assim, pode ser utilizado para um trabalho mais especializado.

- Outsourcing: contratar fora o trabalho em áreas de especialização que não fazem parte dos serviços core da empresa pode ser a melhor solução para reduzir custos, uma vez que manter e gerir internamente recursos de outras áreas complementares implica muitas vezes custos elevados. Ao recorrer ao outsourcing, a empresa tem mais flexibilidade para escolher ou mesmo mudar os seus fornecedores e, assim, poupar.

- Alterações de rotinas e gerir melhor o tempo: a mudança de hábitos e rotinas de trabalho podem fazer toda a diferença nas faturas a pagar ao final do mês. Dar primazia aos meios digitais em detrimento do papel, investir em equipamentos elétricos mais eficientes são apenas alguns exemplos de uma gestão mais eficiente dos espaços. Por outro lado, podem também ser reavaliados os horários e turnos de trabalho.

- Renegociar contratos: todas as empresas têm uma série de fornecedores, mas será que trabalham com os que oferecem a melhor qualidade-preço? É, pois, importante definir um período do ano em que os principais contratos são revistos, analisando com maior atenção às ofertas do mercado para avaliar as vantagens em mudar. Os fornecedores de telecomunicações, de eletricidade ou mesmo dos consumíveis do escritório podem estar nesta lista.

- Modernizar o investimento em publicidade: se a empresa investe uma fatia importante do orçamento em publicidade, é importante avaliar também se o investimento nos meios digitais não será uma alternativa mais bem-sucedida em termos de relação preço versus retorno.

- Reavaliar os recursos humanos: será que estão a ser usadas as pessoas certas nas funções certas? Uma forma de melhorar a eficiência das empresas é ter uma boa gestão dos recursos. Essa gestão implica melhorar as práticas de avaliação, ter planos de formação adequados e ter capacidade de fazer as mudanças sempre que necessário.

Para que todos estes esforços possam dar frutos é importante que a empresa tenha um planeamento financeiro bem definido e que se mantenha fiel a esse planeamento. Uma gestão rigorosa e atenta das receitas e das despesas é essencial para não criar desvios que invalidem todos os outros esforços.

COMENTÁRIOS

  • 1

    06/10/2017 11:13 HORAS

    Aqui está um artigo de excelência. Quem conhece as regras contabilísticas de uma empresa e tem poder executivo , deve ler atentamente este artigo, bem como rever todo o funcionamento organizacional da " Empresa".." Modernizar faz toda a diferença.!
    Assina: Maria Antónia Terrinha

20185
22701
5
0