Declaração amigável de seguro: o que é e como preenchê-la por telemóvel?

Participar um sinistro é cada vez mais fácil. Agora, os intervenientes podem fazê-lo através da aplicação e-Segurnet, que está disponível para smartphones, tablets e computadores pessoais, no local do acidente.

Publicado por Finanças | 0
Participar um sinistro é cada vez mais fácil. Agora, os intervenientes podem fazê-lo através da aplicação e-Segurnet, que está disponível para smartphones, tablets e computadores pessoais, no local do acidente.

A app, desenvolvida pela Associação Portuguesa de Seguradores, ou APS, surge como uma alternativa simples, rápida e dinâmica à tradicional Declaração Amigável de Acidente Automóvel, colocando de lado as burocracias e dificuldades associadas ao processo.

Por onde começar?

Depois de descarregar a aplicação, é possível fazer o registo. Para isso, basta fornecer os seguintes dados: nome de utilizador, palavra-passe, email e contacto telefónico. Posteriormente, é enviado um email ou SMS para validar e ativar a conta.

Validação feita, pode-se preencher previamente alguns dados a fim de poupar tempo quando for necessário utilizar a app. É o caso dos s dados pessoais, dos dados do veículo e do seguro.

Como funciona?

Para poder utilizar esta alternativa, os dois intervenientes no acidente têm de estar de acordo quanto à utilização da aplicação para a participação do sinistro. Contudo, apenas um dos condutores pode preencher a declaração amigável.

Para tal, basta aceder à aplicação e preencher o formulário. A e-Segurnet ajuda no preenchimento, sendo possível determinar informações como o local e a hora do acidente, a localização do sinistro através da geolocalização e a representação gráfica do mesmo. Pode-se ainda introduzir dados de testemunhas e anexar fotografias da ocorrência.

Preenchida e assinada a participação, a app trata do envio automático e direto para as seguradoras envolvidas, evitando deslocações e papeladas. Posteriormente, é enviada uma mensagem com o resumo das informações prestadas às seguradoras e um email com um PDF da participação.

Caso o telemóvel não tenha acesso à internet, a app pode ser utilizada em modo offline para o preenchimento do formulário. Contudo, será necessário ligar os dados móveis ou ligar a uma rede wi-fi para enviar os documentos e os dados para as seguradoras.

A app é obrigatória?

Não é obrigatório utilizar a aplicação para participar um sinistro, podendo continuar a ser usada a Declaração Amigável de Acidente Automóvel em papel. Mesmo que a opção seja a e-Segurnet, é importante referir que não é obrigatório criar uma conta.

É preciso também ter em conta que a e-SEGURNET só pode ser utilizada em acidentes com veículos seguros em Portugal e, caso haja feridos, será sempre necessário chamar as autoridades.

A novidade foi lançada no final de 2016 e está disponível para disponível para os sistemas operativos iOS, Android e Windows Phone. Neste momento, a APS está a trabalhar no sentido de incluir outros sinistros. 

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0