Dicas para poupar na fatura do telemóvel

O uso do telemóvel ganhou uma importância significativa na vida de todos, no entanto as despesas fixas mensais são muitas e, tendo em conta a conjuntura económica atual, tornou-se cada vez mais necessário e importante saber poupar. Uma boa gestão de despesas é, hoje em dia, uma preocupação constante nos lares portugueses. Assim, aqui ficam algumas dicas para saber poupar nas telecomunicações. Porque as ofertas são inúmeras, é essencial fazer um estudo de mercado, quer em termos de tarifários, como de operadoras. Precisa de ter bem definido o tipo de serviço que pretende e os valores que pode despender.

Publicado por Finanças | 0
dicas poupar na fatura telémovel

Perfil de utilizador

Deverá ter em mente vários aspetos, de modo a conseguir traçar o seu perfil de utilizador.

Utilizador casual

Se utiliza o telemóvel apenas para receber e efetuar chamadas, a opção mais vantajosa será um tarifário simples, em que o serviço prestado é igual para todas as redes.

Para este tipo de utilizador, as operadoras têm pacotes sem carregamentos obrigatórios onde SMS e chamadas têm o mesmo preço para todas as redes.

Utilizador ponderado

Se os seus contactos mais frequentes, família e/ou amigos, forem da mesma operadora, verifique a possibilidade de, mediante o pagamento de uma mensalidade, falar sem outros custos para o seu grupo de contactos, dentro da mesma rede.

Utilizador intenso

Se usa o telemóvel intensivamente, as opções são mais fáceis, embora mais caras. A opção mais viável será o pagamento de uma mensalidade fixa e assim as preocupações com a possibilidade de ficar sem saldo ou a preocupação de fazer contas à rede para que vai ligar deixam de existir.

Os tarifários disponíveis são idênticos em quase todas as operadoras, com chamadas e SMS gratuitos e Internet base.

Utilizador SMS

Se utiliza o telemóvel para escrever e receber SMS, deve excluir a opção do pacote de serviços para utilizadores intensos, uma vez que existem pacotes com mensalidades mais baixas que incluem os SMS e excluem as chamadas gratuitas.

Utilizador Internet

Se utiliza o seu telemóvel como ferramenta de navegação na internet, deve optar por aderir a um plafond de dados limitado ou ilimitado, consoante o grau de utilização.

Traçado o seu perfil, observe se:

- os MMS são sempre pagos, independentemente do tarifário base escolhido;

- há contratos com obrigatoriedade de fidelização;

- os pacotes de serviços que incluem telefone fixo, telemóvel, televisão e internet podem ser uma opção vantajosa para o seu agregado familiar.

Nesta era das novas tecnologias, e caso tenha um smartphone, pode também optar por utilizar aplicações gratuitas como Viber, Whatsapp e Skype que lhe dão a possibilidade de efetuar chamadas ou enviar SMS e MMS gratuitamente.

TAGS:

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0