Como poupar na casa dos vinte

É muito possível que aos 20 anos não se preocupe com o futuro. Os jovens portugueses que entram na idade adulta não têm grandes hábitos de poupança e não consideram importante começar a poupar tão cedo.

Publicado por Finanças | 0
Como poupar na casa dos vinte

Se está na casa dos vinte, provavelmente, acha que tem mais com que se preocupar, como por exemplo, os estudos, o início da sua carreira profissional e até mesmo as saídas com os amigos. No entanto, quanto mais cedo começar a poupar, melhor. Por isso, reunimos uma lista de sugestões de poupança indicadas para esta fase da sua vida em que o dinheiro talvez seja uma das suas maiores preocupações.

Poupar Mensalmente

Existem várias situações para as quais deve começar a poupar por precaução, como é o caso de uma doença inesperada, o desemprego e até mesmo a reforma. Aos 20 anos, com os estudos, as saídas com os amigos, os passatempos, as viagens, o primeiro carro, etc., é importante começar a poupar. Principalmente porque é uma idade em que os ganhos não são muito elevados. Pense assim: quanto mais cedo começar a poupar, menor é o esforço para o conseguir. Basta colocar poucos euros por mês de parte para conseguir um bom pé-de-meia.

Fazer um Orçamento Mensal

Pode parecer muito aborrecido de se fazer, mas um orçamento mensal é uma tarefa essencial para uma boa gestão dinheiro. Enumerar todas as despesas e receitas, fixas e variáveis, vai permitir-lhe não só descobrir os gastos supérfluos como também traçar um valor de poupança mensal. Normalmente, os cortes são feitos nas despesas variáveis como as férias, as saídas com os amigos e o vestuário. A juventude e a vida académica estão associadas a momentos de diversão e não tem de deixar de marcar presença nas festas nem deixar de ir de férias para poupar. Basta optar por não sair todos os dias ou escolher hotéis mais baratos. No caso do vestuário, compre o que precisa na altura dos saldos.

Comparar Preços

É fundamental comparar preços, se quiser poupar. Hoje em dia, com o acesso às novas tecnologias, não tem desculpa para não o fazer. Pode comparar os preços sem sequer sair de casa, no computador ou no telemóvel, e assim tomar decisões mais inteligentes.

Viver Dentro das Possibilidades

Não gaste mais do que aquilo que tem. Esta regra deve aplicar-se em todas as fases da sua vida, mas na casa dos vinte é especialmente importante. Se começar já a gastar desenfreadamente, poderá acumular dívidas.

Se se começar a preocupar com o futuro aos 20 anos, entrará na casa dos 30 muito mais tranquilo.

TAGS:

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0