Como Gerir as Suas Finanças Enquanto Casal?

Quando está solteiro e tem a sua independência financeira não tem de dar justificações a ninguém sobre como ou onde gasta o seu dinheiro.

Publicado por Finanças | 1
Como Gerir as Suas Finanças Enquanto Casal?

Por isso, quando decide viver com outra pessoa, pode ser difícil manter o equilíbrio entre a independência de ambos e as responsabilidades que têm em conjunto. Como grande parte dos casais discute muito sobre dinheiro, vamos dar-lhe algumas dicas para ter uma vida mais tranquila com a sua cara-metade.

Converse sobre as suas finanças

O casal deve falar sobre dinheiro desde o princípio da sua relação, sem preconceitos e com honestidade. Os problemas resolvem-se a conversar e não falar sobre o assunto pode agravar, desnecessariamente, algumas situações. Como todas as pessoas são diferentes, fale abertamente, em casal, sobre as coisas que cada um mais valoriza e o que valorizam em conjunto.

Decida como vão dividir as contas

No que diz respeito à divisão de contas, há várias opções: contas separadas, uma conta conjunta ou manter uma conta individual e outra conjunta. Se optar por ter contas separadas, tem de ter em conta a diferença entre os salários para dividir as despesas de forma justa entre ambos. Se quiser ter uma conta conjunta, mas também manter a sua independência financeira, ter uma conta individual e outra conjunta pode ser uma boa solução. Esta decisão depende do tipo de casal e da forma como o mesmo se relaciona.

Faça planos para o futuro

É importante ter uma conta poupança a dois para qualquer imprevisto que possa surgir. Para isso, comece por definir um objetivo concreto para o futuro enquanto casal. Uma forma de ganhar hábitos de poupança é fingir que essa conta não existe, usando-a apenas quando for mesmo necessário.

Faça um orçamento

Fazer um orçamento familiar é essencial para gerir as finanças enquanto casal. Um orçamento conjunto deve incluir os rendimentos de cada um e as despesas individuais e do casal. É muito importante que os elementos do casal tenham conhecimento de todos os gastos e do dinheiro que podem poupar ao final do mês.

Não viva só para ganhar dinheiro

Ganhar dinheiro é importante, mas também é importante passar tempo com a pessoa de quem gosta. Saiba quando poupar e quando gastar algum dinheiro para fazer algo em casal, mesmo que isso justifique um esforço extra.

Duas pessoas têm mais dinheiro do que uma, mas lembre-se que as despesas e as responsabilidades também são maiores. Não deixe que o dinheiro seja motivo para discussões. Habitue-se a gerir as contas e a delinear objetivos em conjunto, privilegiando sempre a honestidade.

TAGS:

COMENTÁRIOS

  • 1

    14/10/2017 11:53 HORAS

    Subscrevo o vosso artigo, muito elucidativo e apropriado ( para solteiros ou casados. A questão é mesmo a "Honestidade". Se houver desonestidade, evitem-se prejuízos de maior.
    Só vejo vantagens nesta modalidade. AS. Maria Antónia Terrinha

20185
22701
5
0