Seguro de vida: como escolher a melhor solução para si?

Muitas vezes esquecido, o seguro de vida acaba por ser lembrado quando há situações que o exigem. Por exemplo, quando se faz um contrato de crédito à habitação. Ou em situações mais complicadas, quando acontece uma fatalidade e surge a questão: porque nunca foi feito um seguro de vida?

Publicado por Finanças | 0
Seguro vida

Para que isto não aconteça, deixamos algumas indicações mais importantes que ajudarão a escolher o melhor seguro de vida para si.

Seguro de vida adequado à família

Deve escolher um seguro de vida consoante as necessidades específicas da família. Para que este cálculo possa ser feito corretamente é preciso ter em conta os seguintes fatores: o orçamento anual do agregado familiar, o valor estimado para os filhos concluírem os estudos, o montante em dívida e o tempo de pagamento dos empréstimos contratados, mas também o valor necessário para dar resposta às situações de emergência que ocorrem em caso de perda de vida do segurado. Neste caso, é importante que a família receba o valor suficiente para se restabelecer.

Cobertura mais abrangente

O seguro de vida pode ter uma cobertura básica e abarcar apenas uma situação de morte, independentemente das causas. Mas um seguro de vida pode também ter outras coberturas, permitindo usufruir deste seguro ainda em vida, como é o caso de invalidez permanente ou temporária. Além disso, pode também cobrir as despesas funerárias.

Avaliar a extensão da cobertura

No caso dos casais, é possível fazer uma extensão da cobertura do seguro que abranja o cônjuge sem ser necessário estar a contratar um novo seguro. Também neste caso pode abranger a morte e situações de invalidez. Esta é uma solução mais económica para o agregado familiar comparando com a solução de seguros independentes.

Contabilizar os encargos com o seguro

Antes de tomar uma decisão, é importante fazer contas e avaliar quais os encargos mensais do seguro. Deve também fazer simulações em várias seguradoras para tomar a decisão que fará o melhor equilíbrio entre benefícios e custos.

Rever o seguro de vida periodicamente

As condições da família alteram-se ao longo do tempo, havendo mudanças de padrão de vida, das necessidades financeiras e, claro, a idade também vai aumentado. Isso significa que é recomendável atualizar o seguro, nomeadamente o valor segurado, para que este possa acompanhar estas alterações e dar resposta às reais necessidades da família em caso de uma fatalidade. O ideal será fazer revisões anuais.

TAGS:

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0