Como consultar o cadastro no Banco de Portugal?

Saber o histórico de créditos, cumpridos ou por cumprir, mas também ficar a conhecer se poderemos estar na lista de pessoas que não podem passar cheques são algumas das consultas possíveis que cada cidadão ou empresa pode fazer diretamente no website do Banco de Portugal. É aí que se encontra o ‘cadastro’.

Publicado por Finanças | 0
Como consultar o cadastro no Banco de Portugal?

Dependendo de se tratar de um cidadão ou de uma empresa, há caminhos diferentes a seguir no website do Banco de Portugal: há a área de particulares e a área de empresas.

No caso dos particulares, a consulta permite ainda ficar a conhecer as contas de depósito, de pagamentos, de crédito e de instrumentos financeiros de que o cidadão é titular. Em cada caso, basta selecionar a informação que se pretende, passar pelo processo de autenticação e, depois, obter a informação.

No caso dos cheques, o cidadão vai ter acesso aos eventuais registos que possam existir em seu nome na Listagem de Utilizadores que oferecem Risco, a chamada LUR.

Já quando o tema é o crédito, será dado acesso ao Mapa de Responsabilidade de Crédito. É aí que cada indivíduo - mas também empresa - pode consultar todo o seu histórico relativamente ao crédito. As informações são disponibilizadas pelas instituições financeiras ao Banco de Portugal e ficam disponíveis na Central de Responsabilidades de Crédito.

Como aceder ao “cadastro” de crédito?

Para aceder e ficar a conhecer em detalhe o cadastro de crédito basta entrar na área da Central de Responsabilidade de Crédito, uma base de dados gerida pelo Banco de Portugal. É necessário estar acompanhado do Cartão do Cidadão ou dos dados de acesso ao Portal das Finanças, no caso dos cidadãos, para conseguir fazer a autenticação. Quando se trata de uma empresa, a única alternativa é ter à mão os acessos ao Portal das Finanças. Mas só mesmo depois de aceitar os termos e condições de acesso é que é possível consultar o mapa.

A informação está disponível por um período máximo de cinco anos e pode ser consultada para um período definido, escolhendo-se o ano e o mês.

Se depois da consulta houver dúvidas, é possível pedir esclarecimentos ao Banco de Portugal através de email (info@bportugal.pt).

Quem tem vários créditos contratados deverá consultar com alguma regularidade esta informação, uma vez que é uma forma de ter maior controlo sobre a sua situação em termos de créditos.

Por outro lado, esta é também uma informação importante para os bancos, que podem avaliar o risco da concessão de crédito a particulares e empresas através da consulta a esta base de dados, quando lhes é solicitado um empréstimo.

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0