Como calcular a margem de lucro da sua empresa

A sua empresa está a obter lucros? Saiba calcular a margem de lucro, para que a sua empresa seja bem-sucedida. A rentabilidade de uma empresa depende dos lucros que esta consegue gerar face aos gastos que apresenta.

Publicado por Finanças | 0
Como calcular a margem de lucro da sua empresa

Na comercialização de um produto ou serviço, o objetivo será obviamente obter lucros. No entanto, podem surgir erros no cálculo da margem de lucro dos produtos ou serviços comercializados, levando a que a sua empresa não esteja a lucrar com as vendas feitas. Estes erros podem criar um défice económico na empresa, obrigando a cortes ou a algo mais drástico, como ao encerramento da mesma.

Ponto de equilíbrio financeiro

Para que a sua empresa atinja, pelo menos, uma situação financeira estável, deverá encontrar um ponto de equilíbrio financeiro.

Deve averiguar todas as despesas fixas que a sua empresa tem e qual o valor das mesmas, como por exemplo gastos com a produção de produtos ou remunerações aos trabalhadores. O dinheiro gerado pelas vendas da sua empresa deverá, no mínimo, cobrir estas despesas, permitindo assim que possa fazer face aos gastos fixos.

Depois de encontrar o ponto de equilíbrio financeiro da sua empresa, o passo que se segue é gerar lucros com as vendas efetuadas, de modo a conseguir pagar as despesas fixas e obter retorno financeiro.

Sabia que lucros e vendas não significam o mesmo?

Obter um elevado número de vendas não significa que esteja a ter lucro. Se os produtos ou serviços comercializados pela sua empresa tiverem um custo de produção muito elevado, não conseguirá obter lucro. Deste modo, se o custo de produção tiver um valor semelhante ao valor de venda, por mais vendas que efetue não obterá lucros significativos.

Como posso calcular o lucro?

O lucro gerado representa a margem entre o valor de uma venda e o custo de produção da mesma.

Para que possa calcular a margem de lucro que obtém em cada venda, deve recorrer à seguinte fórmula:

Margem de lucro = preço de venda - custo de produção / preço de venda x 100

A percentagem obtida ao calcular a margem de lucro representa o ganho obtido por cada euro de vendas.

Observe a seguinte tabela:

Neste exemplo, determinado produto é vendido a 25 euros. No entanto, o custo de produção é de 19 euros. Se aplicarmos a fórmula para calcular a margem de lucro o resultado obtido é 24%. Isto significa que por cada euro recebido nesta venda está a obter um lucro de 24 cêntimos.

Existe a possibilidade de aumentar o lucro?

Se não está satisfeito com a margem de lucro obtida com os seus produtos e serviços e pretende aumentar a mesma, deverá subir o preço dos artigos para valores que, utilizando a fórmula acima apresentada, correspondam à percentagem desejada.

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0