Coach financeiro pessoal: o que é e quando são precisos os seus serviços?

Ter um coach financeiro é uma maneira simples, confidencial e livre de julgamentos de alguém receber conselhos e assistência de um perito na matéria que o vai ajudar a perceber claramente a sua situação financeira.

Publicado por Finanças | 0
Coach financeiro pessoal

O que é um coach financeiro

Um coach financeiro não faz o trabalho por si; ele é um orientador que o ajuda a criar e a pôr em prática um plano conciso e coerente que lhe permite definir metas precisas para atingir os objetivos reais que deseja para si ou para a sua empresa.

No coaching financeiro, o coach (especialista) treina o coachee (cliente) para alcançar determinados resultados nas finanças pessoais ou empresariais. Trata-se de um programa de educação financeira centrado no autoconhecimento dos hábitos financeiros do coachee, de modo a que este perceba a sua situação atual. O grande objetivo do coaching é treinar o indivíduo ou a empresa para viver de acordo com o orçamento.

 

O que faz um coach

A partir da avaliação da situação financeira atual, o coach oferece-lhe os seus conhecimentos para o auxiliar na definição de objetivos específicos, na sugestão de mudanças necessárias e na criação de um plano global que lhe permita alcançar as suas pretensões, melhorar a sua situação financeira e atingir uma segurança financeira de modo a que priorize outras coisas.

Tanto celebridades, como empreendedores ou mesmo famílias podem recorrer aos serviços de coaches financeiros. Ao contratar um coach financeiro assegura a sua estabilidade financeira futura, não só porque resolve os seus problemas imediatos, mas também porque este profissional o ensina e lhe dá as ferramentas necessárias para que se torne numa pessoa financeiramente culta.

O coach intervém de uma forma global nas suas finanças, de modo a avaliar o seu nível real de riqueza e a sua posição financeira. Montantes em dívida, cartões bancários ativos, empréstimos contraídos, planos de reforma constituídos, seguros contratados, fundos universitários requisitados, fundos de poupança estabelecidos, são algumas das métricas utilizadas.

Para além de o ajudar a eliminar dívidas e a controlar as despesas, o coach pode ajudá-lo a criar receita, aconselhando-o sobre planos de carreira, modos de criar fontes extras de rendimento, a criação de um novo negócio, estimulando o empreendedorismo na sua vida.

Quando é preciso um coach financeiro

Precisa de um coach financeiro se:

  • a sua situação financeira não é a que devia ser;
  •  apesar de se encontrar numa posição aceitável, quiser atingir um nível de conforto financeiro atual e futuro;
  • deseja adquirir as ferramentas necessárias para alcançar esse conforto financeiro;
  • precisa da assistência que lhe garanta a liberdade necessária para se focar noutras prioridades da sua vida. 

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0