Clientes mistério. Você quer ser o próximo?

Lá diz o ditado popular que «o segredo é a alma do negócio». Talvez até tenha crescido a acreditar nestas palavras, todavia o mundo está a mudar e o secretismo vem agora de fora da empresa. Pode perfeitamente ser o cliente a levar o mistério para dentro da organização, até porque se deseja cada vez mais empresas cada vez mais transparentes nas suas práticas.

Publicado por Finanças | 0
cliente mistério

O mistério do cliente

O cliente mistério é um método usado há já muito tempo nos países de língua inglesa, onde indivíduos desconhecidos se envolvem no dia-a-dia das empresas, para avaliar os serviços (atendimento, organização…) e produtos (qualidade, adequação ao público-alvo…) de uma loja. Para quem desempenha o papel de cliente mistério é uma boa forma de garantir um rendimento extra no final do mês.

A insatisfação é pouco reportada, mas é muito sentida na qualidade do serviço prestado. Por isso, quando algo corre mal, chamar um cliente mistério a detetar os pontos fracos ou a denunciar necessidades de formação tem habitualmente resultados de sucesso garantidos.

Antes mesmo de angariar novos clientes é importante manter os que já foram conquistados. Os clientes mistérios têm um papel importante na avaliação do serviço e podem ajudar muito eficazmente uma empresa a encontrar o caminho certo a seguir.

Quer ser o próximo cliente mistério?

E se durante algum tempo se fizesse passar por um cliente normal e circulasse entre lojas a recolher informações e a avaliar serviços? Esta tarefa pode render-lhe de 25€ a 75€ por dia, com subsídio de deslocação incluído.

O que precisa para ser um cliente mistério?

Tem de ter mais de 18 anos e possuir como escolaridade mínima o 12.º ano. Deve ser organizado, responsável, autónomo e dinâmico; ter boa memória, tempo livre e facilidade para se deslocar.

Depois de passada a fase de seleção, segue-se um treino organizado em três momentos: treino básico, avançado e de produto. Pode melhorar a suas competências com uma certificação internacional e no final de toda a formação é sujeito a uma avaliação. Estas empresas de auditoria e estudos de mercado preocupam-se com a formação contínua dos seus colaboradores. 

Mas o que faz o cliente mistério?

O cliente mistério recolhe dados estatísticos em superfícies comerciais, para depois serem avaliados pela empresa que contratou o serviço, de modo a melhorar a experiência dos colaboradores e clientes com a marca.

Agora que já sabe um pouco mais sobre a função, esta pode ser uma ideia fácil para um part-time de fim-de-semana. Chiu! Mistério…

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