Sabe quais são as notas mais seguras do mundo?

As notas escondem uma série de segredos que dificultam as imitações e que facilitam a identificação de falsificações. Não são todas iguais e ao longo do tempo foram-se tornando cada vez mais seguras. Quais são, de facto, as notas mais seguras do mundo e quais são os segredos para criar notas seguras?

Publicado por Finanças | 0
Notas mais seguros mondo

Todos os anos, uma instituição internacional chamada International Bank Note Society, ou IBNS, anuncia o prémio da nota do ano, que premeia não só a vertente estética, mas também a segurança e a resistência. O último galardão teve como referência o ano de 2015 e coube à nova nota de 5 dólares da Nova Zelândia. Nos anos anteriores venceram a nota de 50 dólares de Trinidad & Tobago e três notas da moeda do Cazaquistão, o tenge. Mas, voltando à vencedora de 2015, o que tem de tão especial para ficar em primeiro lugar?

Em tons de laranja e castanho, de um lado tem o rosto do alpinista Edmund Hillary e o Monte Cook na Ilha Sul e do outro um pinguim de olho amarelo. Esconde também um mapa da Nova Zelândia. Apesar do seu mérito estético, o grande trunfo desta nota é o facto de pertencer àquilo a que o banco central da Nova Zelândia chama de “Brighter Money”, o dinheiro mais inteligente. Em termos de segurança, isso materializa-se como?

Mudança de cor

Esta característica identifica-se com o movimento da nota. No caso da nota premiada da Nova Zelândia é a cor do pinguim que muda de tom, ao mesmo tempo que uma barra se movimenta na diagonal dentro do contorno da ave.

Banda holográfica

Presença de uma banda laminada que causa um efeito difrativo onde se encontra presente o mapa da Nova Zelândia e o número que corresponde ao valor da nota. Este elemento de segurança também se encontra em algumas notas de euro (frente do lado direito a toda a altura da nota).

Relevo

Está presente nos números maiores e em algumas frases inscritas na nota.

Número em puzzle

No caso da nota premiada, o número 5 surge em formato de puzzle, que à luz se torna mais visível.

Janela transparente

Esta janela tem um contorno irregular e só existe porque as novas notas têm uma componente de plástico. Isso já acontece na Austrália, no Canadá e está também a ser adotado no Reino Unido.

Além destas características especiais, as notas incluem outros elementos que ajudam a manter a sua segurança e a detetar fraudes, também presentes nas notas do euro. É o caso da marca de água, do filete de segurança, da microimpressão (texto que só é visível com lupa), da banda iridescente (banda de cor neutra presente no verso da nota e que brilha com a inclinação) e número de série de 12 dígitos.

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0