Arrendar a casa através de uma imobiliária ou de um contrato particular?

As pessoas que precisam de mudar de casa e têm dificuldade em vender a casa onde vivem, pelo menos a um valor que consideram justo, têm como alternativa arrendar o seu imóvel. Este é um dos motivos cada vez mais frequentes que levam as pessoas a querer arrendar. A dúvida é saber como fazê-lo: recorrer aos serviços de uma agência imobiliária ou celebrar um contrato diretamente com um particular? Antes de tomar a decisão, é importante ter em conta as vantagens e desvantagens de cada opção. O que se pode ganhar em comodidade, também se pode perder em dinheiro e é necessário fazer bem a análise dos prós e contras.

Publicado por Finanças | 0
Arrendar a casa através de uma imobiliária ou de um contrato particular?

Vantagens das imobiliárias

Quem opta por recorrer aos serviços de uma imobiliária começa logo por ter algumas vantagens. Não tendo disponibilidade para atender telefonemas e estar constantemente a mostrar a casa a potenciais interessados, essa passa a ser uma tarefa dos profissionais da imobiliária. Dentro das regras que forem estipulados, a tarefa de gerir os contactos e as visitas passa para as mãos da agência.

A agência imobiliária tem também um conjunto de meios de divulgação dos seus imóveis que faz aumentar, e muito, a probabilidade de a casa ser arrendada mais rapidamente. Além disso, têm um conjunto de clientes com perfil definido e, entre estes clientes, pode estar o cliente ideal para uma determinada casa.

Habituadas a fazer contratos de arrendamento, as imobiliárias seguem uma série de procedimentos que permitem assegurar a idoneidade do futuro inquilino. Processos que exigem garantias bancárias (LINK) ou fiador são também tratados pela agência. No final, o proprietário é apenas chamado a assinar.

O que ganham os contratos particulares?

Quando se opta por arrendar a casa através de uma imobiliária, um dos principais inconvenientes são os custos. O proprietário poupa em tempo e em complicações, mas terá de pagar isso quando a imobiliário cobrar o valor dos seus serviços. O arrendamento tem uma comissão que, por regra, corresponde ao valor de uma renda mensal. É, por isso, importante analisar bem os custos e os benefícios para tomar uma decisão mais acertada.

Quando a opção é fazer diretamente o contrato com os particulares, o proprietário do imóvel sabe que vai ter mais trabalho pela frente. Além disso, pode demorar mais tempo até conseguir arrendar. Se não houver urgência, o proprietário terá a vantagem de poupar o dinheiro que daria à agência imobiliária. Fica também a conhecer melhor a pessoa a quem vai arrendar o imóvel, uma vez que acompanhou diretamente todo o processo negocial. Isso poderá ter vantagens, permitindo dar margem de flexibilidade quando é necessário ter a compreensão do inquilino em algumas situações.

O importante é não esquecer que deve ter um contrato por escrito e que deve pedir uma caução - que pode corresponder a alguns meses de renda - para acautelar problemas futuros, seja de falta de pagamento, seja para compensar possíveis estragos.

TAGS:

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0