Qual é a cidade mais cara para arrendar um apartamento? E qual a mais barata?

O mercado imobiliário está em constante mudança. Nos últimos anos, a procura de casas para arrendar tem vindo a aumentar, devido ao facto de ser mais difícil obter crédito. Por outro lado, a oferta ainda é pouca, uma vez que os portugueses costumavam comprar ou construir casa. Resumindo, a oferta e a procura de casas para arrendamento não estão equilibradas, o que faz com que os preços sejam muito elevados.

Publicado por Finanças | 0
A cidade mais cara para arrendar apartamento

Se está a pensar arrendar um apartamento, é fundamental informar-se sobre os preços praticados.

Norte

No norte de Portugal, destacamos o distrito do Porto. No concelho de Felgueiras encontra-se o valor mais baixo de oferta para arrendamento de casa, 225 euros; sendo na cidade do Porto onde está a oferta mais cara, no valor de 1185 euros.

Centro

Descendo para o centro, dentro do distrito de Lisboa, a renda mais baixa situa-se no concelho de Sobral de Monte Agraço, rondando o valor de 300 euros; e a oferta para arrendamento de casa com o preço mais elevado está no concelho de Lisboa, no valor de 1210 euros.

Sul

Por fim, no sul, é de salientar o distrito de Faro, onde o concelho de Albufeira oferece o valor de arrendamento mais baixo, 418 euros; e o concelho de Loulé tem a oferta mais alta, no valor de 777 euros.

De acordo com os dados do gabinete de estudos da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) sobre o arrendamento residencial, em Portugal continental e nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, o distrito de Portalegre é aquele que apresenta o preço mais baixo para arrendamento, com um valor médio de 269 euros. O distrito com rendas mais caras é Lisboa, com uma renda média de 1104 euros.

Aumento das rendas em 2017

Em 2017, o aumento da renda foi oficializado com o Aviso n.º 11562/2016. As rendas aumentam 0,54% em relação ao ano anterior, ou seja, por 500 euros de renda, somam-se 2,70 euros, enquanto por 1000 euros de renda, somam-se 5,40 euros.

Para calcular o aumento da renda só tem de seguir a seguinte fórmula: valor atual da renda x 1,0054. Se for necessário, deve arredondar o valor final ao cêntimo mais próximo.

Valor médio das rendas de habitação

Segundo os dados apurados em fevereiro de 2017, o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado de área útil registou uma variação mensal de -0,2%, taxa inferior àquela registada no mês anterior.

Foram os Açores que tiveram uma variação mensal mais elevada, com uma taxa de 0,6% e o Algarve registou a mais baixa, com uma taxa de -1,0%.

Comprar ou arrendar?

Arrendar é diferente de comprar casa e isso reflete-se nos orçamentos mensais. Enquanto comprar implica um maior investimento inicial, arrendar permite-lhe poupar mais dinheiro a curto prazo. No entanto, esta é uma decisão que não deve tomar de ânimo leve, pois ambas as opções têm vantagens e desvantagens.

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0