15 maneiras de reduzir as tuas despesas de inverno

Reduzir as tuas despesas é um desafio que enfrentas durante todo o ano. Como consequência da crise que atravessamos desde 2008, muitas pessoas pensam que é impossível poupar, uma vez que as fontes de receita são mais escassas do que anteriormente. No entanto, tens sempre uma possibilidade de poupar, a qual passa por reduzir as tuas despesas. Ou seja, por limitar as despesas dispensáveis. Isto acarreta, logicamente, fazer um planeamento e ter a cabeça fria e força de vontade para continuar. O inverno não deixa de ser uma época do ano muito boa para fazermos um balanço, apesar de ser a estação na qual mais vamos gastar em energia (aquecimento e luz), o que também nos dá uma margem de poupança em comparação com os anos anteriores. O Ano Novo, por outro lado, continua a ter esse sabor a ponto de inflexão e de uma nova oportunidade que nos dá a ilusão de alterar algumas coisas para melhor. Por que é que não pode suceder o mesmo com a poupança? Continua a ler, pois vão-te interessar estes conselhos que te damos para reduzir as tuas despesas no inverno.

Publicado por Finanças | 0
15-maneiras-reduzir-despesas-inverno

Conselhos para reduzir despesas

1. Guarda dinheiro para as tuas férias

Ou para o que quer que seja. O importante é que tenhas um objetivo, que também pode ser, por exemplo, pagar um curso de inglês para o ano seguinte. O facto é que ter uma meta é uma estratégia psicológica muito importante para poupar.

2. Cancela as tuas dívidas

Dizíamos que o Ano Novo é um ponto de inflexão fenomenal para os bons objetivos. O que te parece liquidar as tuas dívidas e deixar de pagar juros abusivos? No início parece uma despesa, mas é um grande investimento.

3. Aproveita os saldos

Já sabes que, em janeiro (ou mesmo antes) começam os saldos nos centros comerciais. Há despesas que tens que fazer; portanto é melhor que possas aproveitar os descontos.

4. Reutiliza a tua roupa

Ir aos saldos não significa comprar o que não precisas. Deves ter-te apercebido de que a maioria da roupa de inverno dos anos passados está em perfeito estado. Utilizá-la é a melhor poupança.

5. Não exageres com as festas

O inverno está cheio de festividades: Natal, Passagem de Ano, Dia de Reis, São Valentim... Fica com a parte romântica delas e desfruta junto aos teus. Dar-te-ás conta de que não faz falta cair no consumismo para te divertires nessas festas.

6. Se é barato, é bom

Hoje em dia, há uma quantidade de ofertas e promoções com descontos ao alcance da tua mão. Só tens que te informar um pouco (especialmente, através da Internet) e podes conseguir os cupões necessários para tornar suficientemente mais baratos os teus planos de férias low cost ou certos serviços.

7. Mantém uma temperatura moderada

Não exageres com o aquecimento. Tem em conta que cada grau de temperatura que subires suporá uma maior despesa. Aposta por uma temperatura equilibrada: 21 ºC são mais que suficientes.

8. Que não escape nem um grau

Referimo-nos a que prestes especial atenção ao isolamento do teu lar. Não deves desperdiçar o aquecimento; portanto tem cuidado com as fendas pelas quais poderá passar o calor da tua casa.

9. Aproveita-te da natureza

Queremos dizer que farás muito bem em abrir as janelas para que o sol entre no teu lar. Aquecerás a casa e terás que usar menos o teu aquecedor. Para ventilar a casa, cinco minutos de entrada de ar são mais que suficientes.

10. Desliga os teus aparelhos elétricos

O inverno é uma época perfeita para começar a levar a sério o saudável hábito de desligar os aparelhos elétricos. Se os deixares em stand by, gastarás mais do que o necessário.

11. E se mudares a iluminação?

Está comprovado que a tecnologia LED tem maior eficiência energética do que as lâmpadas convencionais. É um bom momento para encarar a sua instalação em casa. Trata-se de um investimento que dará a sua rentabilidade.

12. Desfruta da cozinha caseira

Não há dúvida de que a gastronomia está na moda. Dispensa os jantares fora de casa e mostra a tua arte de cozinheiro. Ficarás surpreendido pelo barato que pode ficar criar pratos originais e cheios de sabor.

13. Vigia o estado dos teus aparelhos

Não facilites. Se os teus aparelhos elétricos estiverem sujos ou estragados, funcionarão pior e portanto gastarão mais energia. O caso do radiador é típico. Seguramente, deves limpá-lo.

14. Aposta nos bons hábitos

Se deixares de fumar e de beber álcool, o teu bolso notá-lo-á automaticamente. Por outro lado, melhorará a tua saúde e pouparás também em tratamentos médicos.

15. Estaciona o teu carro

Definitivamente, não precisas do teu carro para ir para todo o lado. Além disso, estás a queimar gasolina. Aproveita para andar um pouco a pé, que é um objetivo típico do Ano Novo, e compra o teu passe de transporte público (existem os passes combinados e também promoções muito interessantes).

Concluindo, o inverno costuma ser uma época do ano cheia de promessas de melhoria (também na poupança). Está nas tuas mãos a possibilidade de as cumprir.

COMENTÁRIOS

20185
22701
5
0